Como seres mais bondoso para contigo
As situações mais exigentes dos nossos tempos, podem começar a trazer-te desequilíbrio. Uma forma de te ajudares é seres também bondoso para contigo.
Quando tudo parece estar a ter proporções gigantescas na tua vida, recorda-te de reconhecer que tudo muda.
Ser bondoso pode ajudar nos momentos mais exigentes
Num tempo em que vivemos ainda uma pandemia e uma guerra na europa que nos traz tantas questões internas e a motivação para ajudar quem está a sofrer, pode levar-nos também a um esgotamento da nossa própria empatia.
Então, é como se as preocupações que nos podem afligir e as preocupações pelos outros nos trouxessem um desgaste que pode começar-se a fazer sentir pela ansiedade e cansaço sem motivo aparente.
Então, vamos seguir quatro passos simples que tudo têm a ver com seres bondoso para contigo mesmo e que te ajudará a manteres o cuidado com os outros e a gestão da tua vida.
1 – Traz a atenção a ti
Senta-te confortavelmente e tenta sentir como estás. O teu corpo, os teus pensamentos, as tuas emoções.
2 – Permite-te estar
Possivelmente, tudo poderá parecer agitado e o corpo até talvez demasiado apertado para ti mesmo. Permite-te estar em ti. Começa a levar a atenção à respiração. Inspira levando o ar para o abdómen e pulmões, expira e deixa que o ar sai dos pulmões e da barriga.
Vai fazendo algumas respirações um pouco mais profundas e, se quiseres, na expiração, imagina que o peso interior começa a sair. Se quiseres, a expiração pode ser feita pela boca.
3 – Reconhece a mudança
Quando sentires que tudo começa a acalmar mais, reconhece essa mudança. Diz para ti mesmo “tudo muda” e recorda-te como maus momentos se tornam bons momentos, como há sempre uma mudança na vida e que a bondade que trazes para ti ajuda-te sempre a estares em harmonia em todas as mudanças.
4 – Está tudo bem
Finalmente, quando quiseres, vai repetindo para ti mesmo, sentindo-te no teu interior – “Está tudo bem”. “Eu consigo”. “Eu acredito em mim”, ou quaisquer frases que te façam sentido para este momento.
Os cinco princípios ensinam-nos isto, saber estar para os outros, saber estar para nós, conviver harmoniosamente com a mudança.
Já sabes, se os teus recursos internos não estiverem a resultar, procura sempre acompanhamento profissional.
Só por hoje… é bom cuidares dos outros, mas cuida de ti também.