Mikao Usui

Que práticas o Mestre Usui fez no Monte Kurama?

Na sua procura por uma vida pacífica e feliz, o Mestre Usui estudou durante três anos no templo do Monte Hiei, em Quioto e meditou no Monte Kurama, em 1922. O resultado dos seus esforços foi o alcançar a perceção de Reiki, a Energia Vital do Universo, assim como o de um método para “A melhoria do Corpo e da Mente”.

Em Março de 1922 subiu ao Monte Kurama, nos arredores de Quioto e lá permaneceu durante 21 dias. Na noite do 21º dia teve uma grande percepção da energia vital que está presente no Universo e isso trouxe-lhe um momento de iluminação, o Anshin Ritsumei. Este foi o seu segundo momento de iluminação, tendo o primeiro sido por volta de 1920 quando encontrou uma passagem num sutra que o inspirou aos preceitos que escreveu.

O que o Mestre Usui praticou no Monte Kurama ao longo do seu tempo de retiro?

Naturalmente questionamo-nos sobre o que poderia ele meditar no Monte Kurama e, alguns autores como Mark Hosak, avançaram com possibilidades como a meditação da Estrela da Manhã. Este tipo de meditação era adotada pela escola Shingon. Mark Hosak criou mesmo um estilo de Reiki chamado Shingon Reiki, por incidir fortemente nas perspetivas destes ensinamentos budistas.

Esta meditação consistia na repetição de um mantra um milhão de vezes, uma prática que ainda é feita pelos seguidores da escola Shingon, edificada pelo monge Kukai no Monte Koia.

Mantra

Nôbô akyasha kyarabaya on arikya mari bori sowaka (Jpn)

Namo Âkâsagarbhaya om ârya kamari mauli svâhâ (Skt)

“Homenagem ao grande portador do Espaço que segura uma flor, usa uma guirlanda e uma coroa de joias, assim seja.”

Talvez por este mantra ser associado a Kokuzo Bosatsu, o “Grande Portador do Espaço, do Universo” e por o Mestre Usui tantas vezes referir a sua percepção da energia do Universo é que possam ter feito a associação a esta prática, mas nada está reportado que assim tenha sido.

Sabemos sim que o Mestre Usui estudou na escola Tendai, no Templo Enryaku, em Quioto.

A escola Tendai tem também um factor interessante, que é a reconciliação com o Xintoísmo, indicando que tudo tem a sua natureza búdica, logo, a capacidade de todos alcançarem a iluminação., assim como a inclusão da poesia e de outros aspetos da cultura japonesa. Este tipo de ensinamento inclusivo e abrangente podemos ver no próprio discurso do Mestre Usui, no seu manual, onde indica que um praticante pode alcançar a “mente de um “deus” ou de Buda”.

Da mesma forma, também a escola Tendai desenvolveu os seus próprios conceitos esotéricos, que são chamados de Mikkyo ou Taimitsu Tendai.

A escola Tendai pratica o tipo de meditação Shamatha, Vipashana, assim como Sati, ou mindfulness, além da visualização. Perante tantos aspectos culturais, não sabemos com certeza o que o Mestre Usui praticou no Monte Kurama.

Então, o que é verdadeiramente importante para nós?

É que em Abril de 1922 fundou uma escola para ensinar o seu método, o Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho – O Método de Tratamento pela Energia Universal de Usui, para a melhoria do Corpo e da Mente. Um método fundamentado numa filosofia de vida e prática terapêutica, não dogmático e acessível a todos. Apesar de uma tão grande vivência do Mestre Usui quer no Xintoísmo, quer no Budismo, o que ele ensinou no seu Usui Reiki Ryoho não é dogmático, nem religioso, antes pretende auxiliar a pessoa a encontrar a sua própria coerência e entendimento da vida, aliviando o seu desequilíbrio através da aplicação de Reiki.

Então, um praticante de Reiki pode ter qualquer religião ou mesmo não ter, pois a prática de Reiki não pertence a esse domínio. Vivemos uma filosofia de vida que é comum a todas as sociedades e praticamos uma terapia do campo bio-energético.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.