2022 - 100 anos de Reiki, Cultivar a Tolerância,  Filosofia de Vida

Os contratos que fazemos e Só por hoje, confio

Todos os tipos de relações que temos, na verdade, contêm contratos, ou seja, promessas de dar e receber que a maior parte das vezes são inconscientes.

Como os contratos que fazemos podem trazer-nos grande aprendizagem pela prática de Reiki

Por vezes conhecemos uma pessoa com uma história de vida muito dura e no nosso interior dizemos “vou ajudar-te”. Estamos a fazer um contrato não explícito. Noutras ocasiões, começamos um relacionamento e fazemos também um contrato, muitas vezes não explícito. Também quando estamos no supermercado temos um contrato – queremos produtos de qualidade por um valor que consideramos e devemos pagar a conta que nos surge.

Em tantos momentos da nossa vida surgem contratos, muitos naturais, outros são correntes que nos aprisionam a uma promessa inconsciente, que falhamos ou que sentimos que o outro falha connosco, pois não há comunicação.

Na prática de Reiki, o segundo princípio pede-nos para não nos preocuparmos, isso é algo que nos faz muito mal, para sabermos confiar. Esta confiança não é ingenuidade, mas sim sabedoria. É saber fazer um contrato conscientemente – “eu preciso isto de ti, o que precisas tu de mim?”.

Da mesma forma, precisamos escutar o contrato que fizemos com a nossa própria vida.

Se há algum que não esteja a ser benéfico para ambos os lados, deves esclarecê-lo e mudá-lo. Como? Comunicando.

Lembra-te que muitas vezes os contratos surgem segundo as nossas crenças e essas sabemos que mudam ao longo da vida. Recita os cinco princípios e reflete com eles sobre esse tipo de contratos. O que te dizem?

Dar e receber ajuda-nos a cultivar sabedoria… só por hoje…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

  • Augusto Medeiros

    Boa tarde Mestre, seus emails são sempre devidamente apreciados, além de possuir o Nível 3 Reiki Avançado, possuo o Nivél III Mestrte Essencial. Os cursos foram aprendizagens ajudada com leitura de livros, alguns com um interesse minimo, outros de maior interesse como Reiki para todos, foi este o 1º. livro adquirido quando fiz o Nivel I, Reiki para Vida (sua autoria) e Reiki Essencial de Diane Stein.
    Seus emails são um complemento demasiadamente importante e em cada qual que recebo e ler, fico a saber que realmente nada sei.
    Grato pela sua atenção.
    Abraço de luz.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.