
O trabalho, segundo a Sabedoria do Reiki – Os poemas do Imperador Meiji
Muitas vezes sentimos que o trabalho é já um fardo grande demais. Quer seja pelo cansaço das horas, dos anos, quer pelas atitudes com que se convive diariamente.
Mas como podemos refletir sobre o trabalho, segundo a prática de Reiki?
O trabalho, o quarto princípio e o Imperador Meiji – A Sabedoria do Reiki
O quarto princípio de Reiki pede-nos para trabalhar honestamente e, em japonês, significa trabalhar diligentemente. Também no poema 99 do Imperador Meiji, encontramos uma reflexão sobre o trabalho:
Não reclames com a idade,
Imperador Meiji
pois tens um trabalho.
Não dês desculpas
e continua a trabalhar arduamente
até que consigas.
Na cultura japonesa, trabalhar é também estar ocupado, manter-se ativo. Fazer aquilo que é mais importante é algo que está para além de qualquer idade e com o qual nos devemos comprometer. Então, este “trabalho” é o estarmos empenhados naquilo que é bom e correto, não só para a nossa vida, mas também para a vida dos outros.
Então, o teu trabalho interior é também igualmente importante. Cultiva em ti a harmonia e confiança, expressa gratidão e vive em bondade. Tudo isto irá florir em ti e de ti, irá para os outros e para o que fazes.
Prosseguir arduamente, diligentemente, honestamente, com as coisas que te fazem crescer e ajudarão os outros é verdadeiramente um compromisso para a vida. Por isso, sempre que necessário para, descansa, reflete, realinha. Depois… continua com novo fôlego. O segredo é não chegares à exaustão, compreende as tuas necessidades e respeita-as.
Podes estudar e refletir com as cartas dos poemas do Imperador Meiji, em A Sabedoria do Reiki, um livrinho que inclui também todos os 125 poemas escolhidos pelo Mestre Mikao Usui.
|


Um comentário
Vitor Arrenega
Muito bom, obrigado!