A Sabedoria do Reiki,  Filosofia de Vida,  Imperador Meiji

O trabalho, segundo a Sabedoria do Reiki – Os poemas do Imperador Meiji

Muitas vezes sentimos que o trabalho é já um fardo grande demais. Quer seja pelo cansaço das horas, dos anos, quer pelas atitudes com que se convive diariamente.

Mas como podemos refletir sobre o trabalho, segundo a prática de Reiki?

O trabalho, o quarto princípio e o Imperador Meiji – A Sabedoria do Reiki

O quarto princípio de Reiki pede-nos para trabalhar honestamente e, em japonês, significa trabalhar diligentemente. Também no poema 99 do Imperador Meiji, encontramos uma reflexão sobre o trabalho:

Não reclames com a idade,
pois tens um trabalho.
Não dês desculpas
e continua a trabalhar arduamente
até que consigas.

Imperador Meiji

Na cultura japonesa, trabalhar é também estar ocupado, manter-se ativo. Fazer aquilo que é mais importante é algo que está para além de qualquer idade e com o qual nos devemos comprometer. Então, este “trabalho” é o estarmos empenhados naquilo que é bom e correto, não só para a nossa vida, mas também para a vida dos outros.

Então, o teu trabalho interior é também igualmente importante. Cultiva em ti a harmonia e confiança, expressa gratidão e vive em bondade. Tudo isto irá florir em ti e de ti, irá para os outros e para o que fazes.

Prosseguir arduamente, diligentemente, honestamente, com as coisas que te fazem crescer e ajudarão os outros é verdadeiramente um compromisso para a vida. Por isso, sempre que necessário para, descansa, reflete, realinha. Depois… continua com novo fôlego. O segredo é não chegares à exaustão, compreende as tuas necessidades e respeita-as.

Podes estudar e refletir com as cartas dos poemas do Imperador Meiji, em A Sabedoria do Reiki, um livrinho que inclui também todos os 125 poemas escolhidos pelo Mestre Mikao Usui.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.