Autotratamento,  Reiki é Simples

Autotratamento – obrigação ou cuidar de mim?

Porque fazemos o autotratamento na prática de Reiki?

O Mestre Usui, no seu manual de Reiki, indicava que se a pessoa não sabe tratar de si, como poderá tratar os outros?

Este é um dos grandes pilares da prática, o reconhecimento da necessidade de sabermos cuidar de nós mesmos.

O autotratamento será uma obrigação ou uma benece?

O Usui Reiki Ryoho está assente numa filosofia de vida, é ela que muda a nossa forma de estar e é ela que nos leva a “uma vida pacífica e feliz“. Depois, assenta também numa prática terapêutica, tratando o byosen em nós e nos outros.

Se não praticares Reiki em ti, não acontece nada de mal, não perdes a capacidade de aplicar aos outros, mas se não cuidares de ti, então o que estás a fazer à tua vida?

Quando dedicamos tanto aos outros e nos esquecemos de nós mesmos, o que isso quererá dizer? Quando chega um momento mais difícil, aqueles que nós ajudamos não nos ajudam e sentimo-nos tristes, o que isso quererá dizer?

O autotratamento é uma forma de trazer harmonia à nossa vida e um sentido profundo de que podemos, queremos e sabemos cuidar de nós mesmos.

Então, não é obrigatório aplicares o autotratamento todos os dias, mas na verdade, é algo de tão bom que tens que merece ser aplicado em qualquer desconforto que sintas.

Se te dói a barriga, coloca as mãos, se te dói o joelho, coloca as mãos… cuida de ti, pois tens essa capacidade.

Exatamente como os cinco princípios… trá-los para a tua vida.

Podes ler mais sobre o autotratamento e várias formas de aplicares Reiki no teu quotidiano em Reiki é Simples.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Helena

    Muito bom o concelho, estava mesmo precisando de um estímulo. Somos humanos e com todos as questões a resolver no cotidiano, distraímos em perceber que temos a nosso alcance uma energia que só nós favorece. Gratidão João, muita luz no seu caminho. Abraço fraternal.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.