Um dia sem autocrítica
A autocrítica pode ser útil no sentido de nos reorientar e melhorar nos vários aspectos da nossa vida, mas pode também tornar-se num autêntico purgatório. O que a prática de Reiki nos diz sobre, melhorar, regular e ter um espírito autocrítico positivo?
Vamos dar uma volta à autocrítica pela prática de Reiki
O Mestre Usui indicava que o seu método era para “A Melhoria do Corpo e da Mente“. Para o fazer precisamos cultivar uma atitude presente na vida e cumprir um caminho, caminhando com cinco princípios.
Este ir para o nosso próprio interior revela-nos muitas vezes um sentido autocrítico, o que é positivo, pois é como acender uma luz para melhor ver a condição da nossa casa interior. Por outro lado, se não tivermos atenção aos cinco princípios, podemos resvalar para uma crítica depreciativa.
Como termos esse equilíbrio?
Quando o Mestre Usui nos falava sobre “Só por hoje”, significa que o estar presente não é apenas um ato racional, mas também um ato de acolhimento incondicional na vida. É um estar em bondade, pois só assim compreendemos e sentimos uma “vida pacífica e feliz”. Então, primeiro que tudo, acolhe-te.
Criticas-te porque?
Os cinco princípios pedem-te sim para que sejas honesto e diligente, para aquilo que é correto. E isso deves fazê-lo com bondade, o que quer dizer que melhorares a tua atitude, pensamentos e sentimentos, deve ser um caminho progressivo e harmonioso, pois a tomada de consciência e a mudança, não surgem de um dia para o outro. Se estiveste anos com um hábito, poderá demorar anos a desmontá-lo e substituí-lo… por isso mesmo… só por hoje, um dia de cada vez.
Como fazeres um dia sem autocrítica? Escuta-te, acolhe-te e cuida-te compassivamente.
Podes explorar mais o tema com o livro Só Por Hoje, Estou aqui para Ti.
|