2022 - 100 anos de Reiki, Cultivar a Tolerância,  Filosofia de Vida

Um dia sem autocrítica

A autocrítica pode ser útil no sentido de nos reorientar e melhorar nos vários aspectos da nossa vida, mas pode também tornar-se num autêntico purgatório. O que a prática de Reiki nos diz sobre, melhorar, regular e ter um espírito autocrítico positivo?

Vamos dar uma volta à autocrítica pela prática de Reiki

O Mestre Usui indicava que o seu método era para “A Melhoria do Corpo e da Mente“. Para o fazer precisamos cultivar uma atitude presente na vida e cumprir um caminho, caminhando com cinco princípios.

Este ir para o nosso próprio interior revela-nos muitas vezes um sentido autocrítico, o que é positivo, pois é como acender uma luz para melhor ver a condição da nossa casa interior. Por outro lado, se não tivermos atenção aos cinco princípios, podemos resvalar para uma crítica depreciativa.

Como termos esse equilíbrio?

Quando o Mestre Usui nos falava sobre “Só por hoje”, significa que o estar presente não é apenas um ato racional, mas também um ato de acolhimento incondicional na vida. É um estar em bondade, pois só assim compreendemos e sentimos uma “vida pacífica e feliz”. Então, primeiro que tudo, acolhe-te.

Criticas-te porque?

Os cinco princípios pedem-te sim para que sejas honesto e diligente, para aquilo que é correto. E isso deves fazê-lo com bondade, o que quer dizer que melhorares a tua atitude, pensamentos e sentimentos, deve ser um caminho progressivo e harmonioso, pois a tomada de consciência e a mudança, não surgem de um dia para o outro. Se estiveste anos com um hábito, poderá demorar anos a desmontá-lo e substituí-lo… por isso mesmo… só por hoje, um dia de cada vez.

Como fazeres um dia sem autocrítica? Escuta-te, acolhe-te e cuida-te compassivamente.

Podes explorar mais o tema com o livro Só Por Hoje, Estou aqui para Ti.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.