Reiki

O significado de Reiki

Em Março de 1922, no seu retiro no Monte Kurama, o Mestre Usui teve a percepção de Reiki – a grande energia vital do universo que está presente em tudo. Esta palavra japonesa, tem um significa muito interessante e profundo, conhecendo as várias partes que a compõem.

O significado da palavra Reiki

Reiki é uma palavra composta por dois caracteres Rei e Ki. Esta grafia 靈氣 é a usada no tempo do Mestre Usui e assim representa a energia que utilizamos na nossa prática terapêutica. No entanto, a palavra vai muito além do seu sentido.

O Kanji de Reiki

Em Rei, podemos encontrar caracteres que representam Chuva, Recipiente/comunicação e Miko. Miko é, na cultura japonesa, uma mulher que comunica com a divindade, nos conceitos do xintoísmo. Ou seja, é uma palavra que nos representa a comunicação com algo superior que nos traz bênçãos. Este mesmo caracter 靈, representa Tamachi, que significa espírito, ou espiritual. É muito interessante então pensarmos o que é o nosso espírito e a sua relação com a vida.

Ki 氣 representa a energia vital que está em nós, por exemplo. É a nossa grande força interior que nos anima, representando caracteres como Vapor, Pote de Arroz e Arroz. Ou seja, o cozinhar de arroz. O vapor é uma forma de energia e representa também o aspecto etéreo de Reiki, assim como o arroz representa a nutrição para a vida, tão comum na cultura oriental.

Reiki é então a Energia Vital Espiritual, ou a Energia Vital do Espírito, ou a Energia Vital do Universo, pois representa algo que está presente em todo o lado. Tal como o Mestre Usui dizia “Tudo no Universo contém Reiki, sem excepção alguma”.

Quando usamos o termo Reiki, podemos querer representar duas coisas, uma a energia que trabalhamos, outra, o método criado pelo Mestre Usui, ao qual chamou de Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho.

O desenho da palavra Reiki

靈 – Desenho do kanji Rei

O kanji é composto por 24 passos. O seu significado literal é Espírito, Alma, Fantasma, Universo, Algo vindo de cima.

Radical: 雨 (chuva)

Kanji para Rei 靈
Kanji para Rei 靈

氣 – Desenho do kanji Ki

O kanji é composto por 10 passos. O seu significado literal é vapor, ar, atmosfera, espírito (o arroz a ser cozido representa a energia)

Radical: 气 (Espírito, Vapor)

Kanji para Ki - 氣
Kanji para Ki – 氣
Kanji do Reiki - é composto pelos kanji Rei e Ki, a energia que vem de cima e a energia vital que se armazena em nós.

Podes ler mais sobre Reiki e todos os seus conceitos em O Grande Livro do Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.