A gratidão para o nosso quotidiano

A gratidão é expressa no terceiro princípio de Reiki e a Mestre Takata dizia, em tradução literal, “conta as tuas bênçãos”, esta é uma expressão que significa “agradece a alguém na tua vida”.

Porque será a gratidão tão importante para o nosso dia-a-dia

Quando algo de mau nos acontece, é como se gravássemos profundamente na nossa mente esse evento. Sempre que algo despertar esse acontecimento passado, a nossa mente vai despoletar emoções associadas que irão agravar mais essa memória. Muitas vezes a dor chama mais dor. A gratidão tem então o efeito de um bálsamo.

Agradecer é colocarmo-nos num patamar presente na vida. Eu estou aqui, isto aconteceu-me, eu não sei porque, mas confio na vida e reconheço que a vida apenas me quer bem.

Pode até parecer um pouco inocente, mas se formos a ver, tudo no Universo tem um propósito de equilíbrio e harmonia – a vida não nos quer mal, mas tudo necessita regressar a uma harmonia para continuar a sua existência.

Então precisamos fazer uma mudança nos nossos hábitos e colocar a gratidão presente. Quando surge a dor, agradecemos a oportunidade de ainda estarmos vivos, de podermos ver o céu ou uma criança que ri e, em última análise, a grande oportunidade de estarmos presentes em nós mesmos. “Como é bom estar comigo e em mim”.

Quando estamos no trânsito e começamos a barafustar, mais vale a pena respirar, agradecer algo de maravilhoso que também está a acontecer em nós ou ao nosso redor. Isto é transformar o pensamento.

Por isso, todos os dias, pratica e vive os cinco princípios… eles ajudam a compreender a gratidão.

Nota: Estas recomendações são relativas à prática de Reiki, em caso de situações que sintas não ser capaz de gerir, consulta um profissional na área da psicologia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.