Só por hoje, sou bondoso – cinco dias para a tua paz interior

Assim como a harmonia, a confiança, a gratitude e honestidade, também a bondade é uma via para a paz interior. Mas será fácil sabermos ser bondosos?

Três aspectos para cultivares a bondade para a tua paz interior

Os cinco princípios são dedicados à nossa transformação, ou seja, em primeiro lugar a bondade tem que nos preencher, para que possa também chegar aos outros de uma forma equilibrada e harmoniosa.

Quando apenas somos bondosos para com os outros, porque não o somos para connosco? Não seremos merecedores?

Vamos então ver três aspectos que nos podem ajudar a cultivar uma bondade tão generosa em nós, como nos outros:

  1. Merecimento – O que damos aos outros, devemos também saber dar a nós mesmos, não é por uma questão de egoísmo, mas sim de equilíbrio. Se procurares nos outros aquilo que dás, porque não és capaz de saber dar a ti mesmo? Não falo de coisas materiais, mas sim daquelas que estão dentro de nós mesmos – o imaterial como o amor, a compaixão, a bondade. Experimenta imaginar-te a dar a ti mesmo o amor que sabes dar a alguém…
  2. Respeito – A bondade é também uma forma de respeito, isto que dizer que compreendemos que todos nós temos necessidades ou problemas que nos podem trazer sofrimento. Ter esta noção de respeito ajuda-nos a alcançar todos, sem descriminação…
  3. Entendimento – Compreender que a bondade é um valor inextinguível e necessário para a sanação da humanidade, ajuda-nos a perceber que requer também um esforço ser bondoso. Apesar de ser algo natural, o nosso stress e sofrimento próprio pode desviar-nos da nossa atitude bondosa, mas estar consciente ajuda-nos a reconhecer o momento em que a bondade é necessária e possamos não estar tão disponíveis para ela.

Uma boa forma de cultivares a bondade é colocares as mãos em gassho e sentires esse calor harmonioso que emana nas mãos tocar o teu peito… recita calmamente os cinco princípios. O que sentes?

A paz interior é construída pelas nossas próprias atitudes, um dia de cada vez, é esse o nosso trabalho como praticantes de Reiki.

1 thought on “Só por hoje, sou bondoso – cinco dias para a tua paz interior”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.