2021 - Prática da Bondade,  Filosofia de Vida

Cultiva Harmonia

O primeiro princípio de Reiki, em japonês, pede para não nos zangarmos. O espírito de harmonia (Wa), é muito forte na cultura japonesa e representa um espírito de integração e de unidade pacífica.

Cultivar harmonia na nossa vida, para a doar também aos outros

Para cultivarmos harmonia, precisamos em primeiro lugar reconhecer o que não está bem em nós mesmos. O que te inquieta?

Tudo começa por aí e pelo sentido de compreender como a harmonia é importante.

Reconhecer que temos uma inquietude, pede de nós também o entendimento que os outros também têm as suas inquietudes… E a harmonia começa assim, sabendo que eu e o outro, apesar de diferentes temos sofrimento em comum e que essa dor pode transbordar do nosso interior para tudo o que nos rodeia.

Como cultivar a harmonia em cinco passos

Vamos então conjugar as várias práticas de Reiki para construirmos harmonia:

  1. Faz o banho seco e imagina que estás a cortar com todos os pensamentos inquietos que surgem da tua inquietude;
  2. Coloca as mãos em gassho e sente cada princípio que recitas. Imagina que cada princípio preenche cada célula do teu corpo e cada pensamento que esteja incoerente;
  3. Coloca uma mão no plexo solar e outra no chacra cardíaco… deixa a energia fluir e acolhe-te a ti mesmo com harmonia;
  4. Depois, faz o nentatsu, a técnica para alcançar o pensamento positivo. Coloca a mão esquerda na testa e a direita na nuca. Imagina-te a teres uma vida de harmonia, mesmo nas condições mais difíceis;
  5. Continua a praticar e a viver tudo o que experimentaste com este exercício.

E lembra-te… só por hoje. É sempre neste único momento, no aqui e agora… Que tudo esteja bem contigo e que estejas em harmonia.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.