Como Reiki pode ajudar profissionais de massagem

Os profissionais de massagem, além de lidarem com o esforço físico que o seu trabalho tanto requer, têm também o desafio de lidar com a energia do seu utente.

A prática de Reiki pode ser utilizada de forma integrativa, até mesmo para o cuidado do próprio massagista.

Reiki para o dia-a-dia dos profissionais de massagem

Nos dias de hoje começa-se a tentar compreender mais porque após uma massagem o profissional fica tão exausto, nada tendo a ver com uma condição física ou mental/emocional.

Pelos conceitos da prática de Reiki, numa sessão de massagem também existe uma desintoxicação, não só física ou um relaxamento não só emocional, mas também ao nível da energia.

Neste processo de desintoxicação há uma ”comunicação” de energia, o que faz com que o profissional de massagem esteja em contacto com o resultado desse processo… uma energia um pouco mais densa.

Essa densidade energética traz uma sensação de peso ao corpo, ou até mesmo cansaço.

Dicas para trabalhar a densidade energética para profissionais de massagem

  1. Enraizar – Sempre que sentires que a tua sessão será um pouco mais exigente, enraiza-te. Isso permitirá a energia densa ”escoar”, assim como tu sentires mais força interior;
  2. Limpar – Antes e depois de cada sessão, experimenta fazer o ”banho seco” e até mesmo ”a chuva de Reiki”. Este autocuidado energético é sempre importante para cuidares de ti mesmo e estares nas melhores condições possíveis para os outros;
  3. Centrar – Muitas vezes o problema da energia densa surge por não estarmos atentos, não porque somos desatentos, mas sim porque podemos não estar a escutar o que se está a passar de uma forma tão sensível. Então, experimenta estar presente ao longo do processo de escuta da energia e, sempre que sentires necessário, recita os cinco princípios, eles são como uma âncora que te traz ao momento presente e sempre com a melhor energia;
  4. Realinhar – Se depois da limpeza sentires que continuas com pouca energia, o ideal é aplicares o autotratamento. Poderá ser usando as posições completas, mas poderás também aplicar Reiki nos locais onde possas sentir ser mais necessário. Se este tipo de efeito perdurar, então possivelmente precisas receber uma sessão de Reiki por parte de outra pessoa.

Outra questão que por vezes surge é também como limpar o espaço terapêutico onde se realizam as massagens. Existem várias formas de “limpar” a energia mais densa que por vezes se acumula num espaço. O arejamento é importante, o uso de incensos de qualidade também, assim como essências aromáticas. No caso dos incensos e essências é preciso ter atenção se algum utente possa ter algum tipo de condição física que não possa inalar este tipo de cheiros, assim como não deve permanecer fumo no espaço.

Pela prática de Reiki de nível 2, conseguem fazer a limpeza energética do espaço. Se tiverem o nível 1, podem experimentar, por exemplo, recitar os cinco princípios em voz alta.

Podes ler em Reiki é Simples, a Arte de Cuidares de Ti Mesmo, mais dicas práticas para o teu dia-a-dia e autocuidado. Para compreenderes melhor a interação com a energia e o que podes sentir tantas vezes nas mãos ou no corpo, experimenta ler Reiki, Guia do Método de Cura.

3 thoughts on “Como Reiki pode ajudar profissionais de massagem”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.