![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/10/portrait-girl-plus-size-bodypositive-body-positive-kind-smile-bright-emotion-mood-antidepressant_t20_Jo7KdE.jpg)
Reiki – um possível cuidado na depressão
Emoções que nos põem um pouco mais para baixo, são normais, mas se se tornam sentimentos, poderá essa constante trazer-nos uma sensação depressiva na vida?
Todos nós temos recursos internos para lidar com essas emoções e mesmo sentimentos, mas por vezes saímos do nosso centro, saímos do nosso próprio entendimento e perdemo-nos com tanta coisa que nos rodeia. Nessa altura, podemos ir subindo passo a passo do nosso momento de depressão, com cinco pilares.
Cinco pilares para nos cuidarmos de um momento em depressão
Estes cinco pilares que te quero apresentar são, naturalmente, os cinco princípios de Reiki. Eles são uma bússola universal que nos guiam nos melhores valores da vida, para as nossas maiores questões.
Então, o que eles nos podem ensinar?
Vive consciente
Está presente na tua vida, toma parte das coisas que acontecem nela e observa o que pensas, o que sentes e como te manifestas. Estar presente na vida não é estar ansioso ou preguiçoso, é participar nos bons e maus momentos, sabendo que fazem parte da vida.
Cultiva a harmonia
És o teu maior inimigo? Mas como? Estás contigo 24 horas por dia e habitas num corpo, em pensamentos e emoções. Quão mais tranquilos forem, melhor tu estás presente em ti. Mas quem os fabrica? Tu mesmo. Cultiva hábitos saudáveis e cuida de ti.
Promove a confiança
Acredita em ti mesmo e aprende a estabelecer a confiança nos outros. A vida está presente em ti e tu na própria vida.
Agradece
Cada desafio traz-nos uma aprendizagem que nos pode ajudar a estar cada vez mais equilibrado na vida. A gratidão ajuda-nos a alcançar leveza, não só pelas boas coisas, mas também pelas que nos trazem desafios.
Trabalha com apreço
Esforçar não significa ficar exausto, mas sim ter empenho no que se faz. Um trabalho feito com total presença pode ser um trabalho aprimorado que te trará grandes recompensas interiores.
Sê compassivo
Em primeiro lugar, aprende a aliviar o teu sofrimento, assim poderás também compreender o sofrimento do outro e auxiliá-lo.
Os momentos depressivos na vida acontecem, eles têm o seu lugar e podem ser um trampolim para o nosso enorme crescimento e presença na vida. Procura ajuda profissional se vires que as questões se estão a intensificar. Não é vergonha nenhuma ir ao psicólogo ou ao médico, é um auxílio para uma vida que se quer equilibrada.
Podes ler mais sobre o acompanhamento empático e compassivo no livro Só por hoje… Estou aqui para ti.
|
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/10/adorable-girl-lies-on-the-floor-and-meditates-with-her-eyes-closed-close-up_t20_xG3YWB.jpg)
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/09/team-of-creative-web-graphic-designer-planning-drawing-website-ux-app-for-mobile-phone-application_t20_oRQn34.jpg)
Um comentário
Vitor Manuel Pera Arrenega
Grato