2021 - Prática da Bondade,  Reiki

Reiki pode fazer mal?

Em 1922 o Mestre Mikao Usui teve uma percepção que lhe trouxe o discernimento que faltava para que conseguisse sentir o caminho para “uma vida pacífica e feliz”. No entanto, algumas pessoas podem indicar que, segundo as suas crenças, Reiki pode fazer mal.

Compreender o que é Reiki ajuda a compreender que Reiki não faz mal

Claro que é muito natural surgir a pergunta se Reiki pode fazer mal ou até mesmo algumas crenças espirituais ou religiosas terem dúvida sobre tal. Duvidar não é um problema, muito pelo contrário, ajuda-nos a manter uma racionalidade harmoniosa.

Reiki ajuda-nos a encontrar a homeostasia do nosso corpo e um sentido de coerência interna… Não se sabe ainda muito bem como, em termos de energia, pois é algo muito subtil, mas pela filosofia de vida, podemos compreender.

A Arte Secreta de Convidar a Felicidade, que o Mestre Usui indicava surge de uma prática que deve ser vivida em consciência. Uma vivência em harmonia, confiança, gratidão, diligência e bondade – os Cinco Princípios.

Então, será que um praticante junta as mãos, recita os princípios e já está? Tudo muda? Claro que não.

E praticar os princípios? Reiki pode fazer mal?

Quando dizemos interiormente “Só por hoje… sou calmo“, nem sempre nos surgem momentos calmos à mente, muitas vezes aparecem sim, as situações em que nos zangamos. Então mas porque uma coisa que é suposto fazer bem traz ao de cima o que está mal?

Nunca podemos mudar se não estamos conscientes.

Reconhecer que em determinado momento errei é o primeiro passo para não errar e até corrigir esse mesmo erro. Então, a prática ajuda-me a estar mais consciente? Sem dúvida que sim.

Reconhecer, desintoxicar, desapegar e mudar… são práticas que vão sendo cada vez mais aplicadas à medida que percebemos que a mudança precisa estar em nós mesmos.

Então… Reiki pode fazer mal?

Não. O método foi criado exatamente para a “melhoria do corpo e da mente”, quer ao nível da filosofia de vida, quer ao nível da energia vital utilizada, no entanto, são pessoas que praticam Reiki e essas sim, têm as suas intenções e poderão nem sempre praticar o que é ensinado.

Reiki é algo de verdadeiramente especial, não por ser diferente ou milagroso, mas por ser profundo pois toca em nós exatamente o que é preciso ser cuidado… Só por hoje, como dizia o Mestre Usui.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.