
O autotratamento Reiki passo a passo
O autotratamento é uma técnica para cuidares de ti mesmo. O grande objetivo do método criado pelo Mestre Usui é mesmo o da “melhoria do corpo e da mente”. Como o fazemos?
Existem muitas maneiras de aplicar o autotratamento e que podem variar não só da forma de ensino, mas também muito da necessidade de cada pessoa.
Um autotratamento Reiki para ti
Vamos então fazer o nosso autotratamento?
Escolhe um lugar em tua casa que seja apropriado para te sentires confortável. Se alguém te interromper a meio do autotratamento, não faz mal. Vês o que é necessário e depois quando for possível regressar, colocas as mãos em gassho, recitas os cinco princípios e regressas à posição onde estavas.
Já sabes que o ambiente é algo apenas dependente de ti. Se quiseres usar incenso, colocar música ou acender uma velinha, é apenas algo para te colocar no estado mental que necessitas e não algo ritual da prática de Reiki, por isso estás à vontade.
Podes aplicar Reiki em ti mesmo deitado ou sentado.
Tendo algum tempo para de dedicares a cuidar de ti, experimenta fazer o seguinte:
- Faz o banho seco e, se quiseres, a chuva de Reiki;
- Coloca as mão em gassho e recita os cinco princípios com tranquilidade e sentindo-os;
- Coloca a tua intenção para este tratamento, algo como “que a energia me ajude a…”;
- Depois tens duas formas de aplicar o teu autocuidado – ou tratas apenas as regiões que sentes precisarem ou segues as posições que aprendeste;
- Enquanto estás em cada posição, não te preocupes, Reiki vai fluindo, entrega-te apenas ao prazer de poderes estar contigo e a cuidar de ti mesmo;
- Se a mente começar a divagar, não há problema, poderá até ser uma forma de desintoxicação. Deixa os pensamentos saírem, não te apegues;
- Se sentires que a energia está mais intensa podes sempre imaginar o enraizamento, para ajudar a escoar, mas não é obrigatório;
- Está o tempo que achares necessário em cada posição;
- Quando quiseres terminar, agradece;
- Se vires que foi um autotratamento intenso, podes voltar a repetir o banho seco e, se quiseres, a chuva de Reiki.
Como vês, o autotratamento é simples e podes aplicar sempre a qualquer altura do dia e até mais do que uma vez. Imagina que queres fazer de manhã e à noite, podes até fazer posições diferentes e ter intenções diferentes.
A prática de Reiki é mesmo muito bonita e um excelente caminho para nos ajudarmos a nós mesmos.
Se quiseres, podes ler muitas dicas valiosas para o autotratamento no livro Reiki É Simples. A Arte de Cuidares de Ti Mesmo.
|
O autotratamento


Um comentário
Vitor Manuel Pera Arrenega
Muito obrigado