Autotratamento

O autotratamento Reiki passo a passo

O autotratamento é uma técnica para cuidares de ti mesmo. O grande objetivo do método criado pelo Mestre Usui é mesmo o da “melhoria do corpo e da mente”. Como o fazemos?

Existem muitas maneiras de aplicar o autotratamento e que podem variar não só da forma de ensino, mas também muito da necessidade de cada pessoa.

Um autotratamento Reiki para ti

Vamos então fazer o nosso autotratamento?

Escolhe um lugar em tua casa que seja apropriado para te sentires confortável. Se alguém te interromper a meio do autotratamento, não faz mal. Vês o que é necessário e depois quando for possível regressar, colocas as mãos em gassho, recitas os cinco princípios e regressas à posição onde estavas.

Já sabes que o ambiente é algo apenas dependente de ti. Se quiseres usar incenso, colocar música ou acender uma velinha, é apenas algo para te colocar no estado mental que necessitas e não algo ritual da prática de Reiki, por isso estás à vontade.

Podes aplicar Reiki em ti mesmo deitado ou sentado.

Tendo algum tempo para de dedicares a cuidar de ti, experimenta fazer o seguinte:

  1. Faz o banho seco e, se quiseres, a chuva de Reiki;
  2. Coloca as mão em gassho e recita os cinco princípios com tranquilidade e sentindo-os;
  3. Coloca a tua intenção para este tratamento, algo como “que a energia me ajude a…”;
  4. Depois tens duas formas de aplicar o teu autocuidado – ou tratas apenas as regiões que sentes precisarem ou segues as posições que aprendeste;
  5. Enquanto estás em cada posição, não te preocupes, Reiki vai fluindo, entrega-te apenas ao prazer de poderes estar contigo e a cuidar de ti mesmo;
  6. Se a mente começar a divagar, não há problema, poderá até ser uma forma de desintoxicação. Deixa os pensamentos saírem, não te apegues;
  7. Se sentires que a energia está mais intensa podes sempre imaginar o enraizamento, para ajudar a escoar, mas não é obrigatório;
  8. Está o tempo que achares necessário em cada posição;
  9. Quando quiseres terminar, agradece;
  10. Se vires que foi um autotratamento intenso, podes voltar a repetir o banho seco e, se quiseres, a chuva de Reiki.

Como vês, o autotratamento é simples e podes aplicar sempre a qualquer altura do dia e até mais do que uma vez. Imagina que queres fazer de manhã e à noite, podes até fazer posições diferentes e ter intenções diferentes.

A prática de Reiki é mesmo muito bonita e um excelente caminho para nos ajudarmos a nós mesmos.

Se quiseres, podes ler muitas dicas valiosas para o autotratamento no livro Reiki É Simples. A Arte de Cuidares de Ti Mesmo.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

O autotratamento

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.