Cinco obstáculos comuns na meditação

A meditação pode ser algo bem mais natural e fácil do que julgas. Muitas vezes temos sim, conceitos e imagens na cabeça que na verdade apenas nos impedem de alcançar o que é natural. Então como regressar ao nosso estado natural e ultrapassar os obstáculos que tantas vezes colocamos em nós mesmos?

Ultrapassar os cinco obstáculos que colocamos a nós mesmos na meditação

Para melhor compreenderes estes obstáculos, vamos a um momento da nossa vida, comum a quase todos nós. Vamos imaginar que estás a conduzir na autoestrada em direção ao teu primeiro dia de férias depois de meses de muito stress e esgotamento.

Inquietação

Toda a agitação de meses se abate sobre ti com o pensamento do descanso. Queres desligar de tudo, mas parece ser impossível. Da mesma forma, quando estás na estrada e tens que travar rápido, o carro ainda continua em movimento por uns metros. Também quando começas a meditar a mente não consegue parar de imediato.

Permite-te ter um momento onde os pensamentos escoam, desintoxicam… depois sim, vais chegar à serenidade que queres.

Desejo

Desejas chegar cada vez mais depressa às férias, ao teu repouso, mas esse desejo não te deixa abrandar a mente… nem o pé. A velocidade aumenta, mas também o teu cansaço pois esforças-te para estar atento.

Porque não aproveitar o momento da viagem para começar também o momento do descanso?

Cansaço

Não só o que já trazes dos meses de trabalho, mas também o de conduzir. Como esperas conseguir concentrar-te se recebes sinais da mente e do corpo para descansar antes de estares em ação?

A meditação requer também um esforço, é um treino e, como tal, se estás cansado não terás vontade de fazer esse treino. Repousa primeiro, mas entrega-te ao repouso. Da mesma forma, quando depois fores meditar, entrega-te à prática.

Não se achar merecedor

Um dos nossos grandes obstáculos e não nos acharmos merecedores de algo. Por vezes tal acontece com a meditação. É algo que nos faz tanto bem, mas preferimos ocupar esse tempo com algo que será talvez mais útil para os outros. Mas e quando ficarmos exaustos?

Também tu mereces o prazer de estar a meditar, de estares contigo mesmo.

Não parar

Há sempre muito para fazer e na verdade a vida não para, nem o que te rodeia, mas se sentes essa necessidade resignifica o teu conceito de parar. Quando meditas estás em ação, a formar a mente, a trazer serenidade ao corpo, a gerir as emoções. A meditação é o trabalho repousante, é a ação serena.

Podes ler várias dicas no livro Reiki, Meditação e Consciência.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

1 thought on “Cinco obstáculos comuns na meditação”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.