![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/09/nominated_t20_XzjpL9.jpg)
Três formas de desenvolveres a sensibilidade nas mãos
Nem todas as pessoas têm sensibilidade nas mãos, ou melhor, nem sempre se consegue compreender bem o que se sente pois todas as pessoas têm sensibilidade nas mãos.
Na prática de Reiki, tentamos escutar o byosen, ou seja, a irradiação do desequilíbrio. Uns sentem realmente nas mãos, mas outros podem apenas ter uma percepção mental. Mas como desenvolver a percepção nas mãos?
Três práticas fáceis para desenvolveres a sensibilidade nas mãos
Reiki pede-nos presença e concentração (Só por hoje), uma capacidade de estar (sou calmo), confiança em nós mesmos (confio), aprendizagem de mente vazia (sou grato), diligência e perseverança (trabalho honestamente) e muita bondade para connosco (sou bondoso).
Então, tendo isto em mente, experimenta realizar estes exercícios com um mínimo de cinco minutos cada um. Recorda-te que o Mestre Usui recomendava 40 minutos da prática das mãos juntas para desenvolver a sensibilidade nas mãos.
1 – Mãos em Gassho
Experimenta ter as mãos bem juntas, palma com palma e dedos com dedos. Faz a tua pergunta interior… “o que sinto?”.
2 – Ativar o centro da mão
Ao centro da mão é quando poderemos ter mais sensibilidade. Então experimenta ter uma mão aberta e a ponta dos dedos da outra mão virada para o centro da mão aberta. Depois, troca as mãos e repete.
3 – Mãos afastadas
Experimenta depois afastar um pouco as mãos e concentra-te no que se passa entre elas. Podes ir afastando e aproximando ou apenas ir afastando pausadamente.
A sensibilidade nas mãos não é algo de óbvio, requer tempo e paciência, por isso não te preocupes. Pratica, recita os cinco princípios e tranquilamente vais vendo que com as várias experiências vais sentir cada vez mais. Só por hoje… vale a pena praticar.
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/09/jaWn8N_t20_QQYx3E.jpg)
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/09/study-time_t20_BEBx9v.jpg)
Um comentário
Vitor Manuel Pera Arrenega
Obrigado