Chujiro Hayashi

Reiki e Medicina pelas mesmas mãos – Parabéns Doutor e Mestre Hayashi

O Mestre Hayashi era médico e capitão na marinha japonesa. Era colega de Juzaburo Ushida, Kanichi Taketomi e Hoichi Wanami, que futuramente seriam presidentes da associação criada pelo fundador do Método de Reiki – a Usui Reiki Ryoho Gakkai.

Sabemos que entre 1922 e 1924, Chujiro Hayashi aprendeu o Usui Reiki Ryoho Para a Melhoria do Corpo e da Mente (Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho) e que se tornou um Mestre, ou seja, um Shihan em 1925, sendo também diretor da Usui Reiki Ryoho Gakkai.

Hayashi tinha uma clínica em Tóquio e segundo se sabe, o próprio Mestre Usui lhe pediu para que investigasse mais sobre Reiki, devido aos seus conhecimentos médicos. A Clínica de Hayashi era chamada de Hayashi Reiki Kenkyusho, ou seja, centro de pesquisa de Reiki de Hayashi. Na década de 30 e um pouco a sair fora da presidência de Ushida na Usui Reiki Ryoho Gakkai, Hayashi fundou a sua escola – Hayashi Reiki Kenkyukai, ou instituto Reiki de Hayashi.

Da medicina holística de Hayashi aos dias de hoje, como vemos hoje Reiki?

Não sabemos de que forma o Mestre Hayashi integrava Reiki com a Medicina, mas Hawayo Takata em 1935 recebeu Reiki na sua clínica e posteriormente aprendeu.

Reiki passou por várias fases, possivelmente por no ocidente nos termos esquecido do seu nome original “Método de Tratamento pela Energia Universal de Usui para a Melhoria do Corpo e da Mente”. Reiki por si tornou-se muitas coisas acrescentadas por quem o praticava e ensinava.

Mas os seus resultados continuaram e chegaram aos hospitais e aos estudos académicos, sendo o primeiro relatado em 1985 “Reiki-plus natural healing: An ethnographic/experimental study“, seguido de outro a 1 de Março de 1989 com o título de “Reiki Healing: A Physiologic Perspective”.

Hoje em dia ainda existe um enorme trabalho a fazer. Por um lado, praticar Reiki como sendo Reiki, separando um pouco das crenças individuais, por outro lado, havendo uma abertura da ciência e medicina a algo mais para o cuidado integral da pessoa. Estaremos no bom caminho?

Sim, de certeza que sim, nunca te esqueças que tu és o rosto do Reiki.

Além de uma terapia, em primeiro lugar é uma filosofia de vida. E só por hoje… praticamos.

Parabéns Mestre Hayashi!!

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.