
Reiki e Medicina pelas mesmas mãos – Parabéns Doutor e Mestre Hayashi
O Mestre Hayashi era médico e capitão na marinha japonesa. Era colega de Juzaburo Ushida, Kanichi Taketomi e Hoichi Wanami, que futuramente seriam presidentes da associação criada pelo fundador do Método de Reiki – a Usui Reiki Ryoho Gakkai.
Sabemos que entre 1922 e 1924, Chujiro Hayashi aprendeu o Usui Reiki Ryoho Para a Melhoria do Corpo e da Mente (Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho) e que se tornou um Mestre, ou seja, um Shihan em 1925, sendo também diretor da Usui Reiki Ryoho Gakkai.
Hayashi tinha uma clínica em Tóquio e segundo se sabe, o próprio Mestre Usui lhe pediu para que investigasse mais sobre Reiki, devido aos seus conhecimentos médicos. A Clínica de Hayashi era chamada de Hayashi Reiki Kenkyusho, ou seja, centro de pesquisa de Reiki de Hayashi. Na década de 30 e um pouco a sair fora da presidência de Ushida na Usui Reiki Ryoho Gakkai, Hayashi fundou a sua escola – Hayashi Reiki Kenkyukai, ou instituto Reiki de Hayashi.
Da medicina holística de Hayashi aos dias de hoje, como vemos hoje Reiki?
Não sabemos de que forma o Mestre Hayashi integrava Reiki com a Medicina, mas Hawayo Takata em 1935 recebeu Reiki na sua clínica e posteriormente aprendeu.
Reiki passou por várias fases, possivelmente por no ocidente nos termos esquecido do seu nome original “Método de Tratamento pela Energia Universal de Usui para a Melhoria do Corpo e da Mente”. Reiki por si tornou-se muitas coisas acrescentadas por quem o praticava e ensinava.
Mas os seus resultados continuaram e chegaram aos hospitais e aos estudos académicos, sendo o primeiro relatado em 1985 “Reiki-plus natural healing: An ethnographic/experimental study“, seguido de outro a 1 de Março de 1989 com o título de “Reiki Healing: A Physiologic Perspective”.
Hoje em dia ainda existe um enorme trabalho a fazer. Por um lado, praticar Reiki como sendo Reiki, separando um pouco das crenças individuais, por outro lado, havendo uma abertura da ciência e medicina a algo mais para o cuidado integral da pessoa. Estaremos no bom caminho?
Sim, de certeza que sim, nunca te esqueças que tu és o rosto do Reiki.
Além de uma terapia, em primeiro lugar é uma filosofia de vida. E só por hoje… praticamos.
Parabéns Mestre Hayashi!!


Um comentário
Vitor Arrenega
Parabéns