Explorar os efeitos da auto-aplicação de Reiki na literacia em saúde – um estudo académico

A literacia em saúde representa as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos de obter acesso, compreender e usar informações de formas que promovam e mantenham uma boa saúde (Nutbeam e World Health 1998: 10).

Até o momento, há uma escassez de pesquisas que examinam a alfabetização em saúde em termos de tipos específicos de uso de Medicina Complementar e Alternativa (MAC). No entanto, os níveis do uso atual de MAC com a sua ênfase no aumento da conscientização sobre a saúde e cura sugerem que eles podem ser uma forma aceitável e útil de ajudar as pessoas a administrar a sua saúde e bem-estar.

O autotratamento como fator do aumento de literacia em saúde

O Reiki pode ser aprendido por qualquer pessoa e, uma vez que a pessoa o tenha aprendido, ela é incentivada a usá-lo regularmente em si mesma como meio de autocuidado. Esta pesquisa aborda a questão. Como a aprendizagem e o autotratamento aumentam a literacia em saúde?

O ponto de partida deste projeto qualitativo de várias etapas foi a formação de um modelo teórico de literacia em saúde Reiki com base numa revisão crítica da literatura sobre Reiki e literacia em saúde. O modelo foi refinado usando entrevistas não estruturadas com uma amostra intencional de 10 Professores Mestres de Reiki e posteriormente explorado em entrevistas semiestruturadas com 25 praticantes de Reiki nível um e dois que regularmente usam o próprio Reiki.

A análise dos dados indicou que os participantes perceberam Reiki como uma habilidade “fácil” de aprender e valiosa para usar regularmente. Esse uso próprio ajudou-os a fazer mudanças no seu estilo de vida, incluindo dieta e formas de lidar com o trabalho. Reiki foi usado proativamente para prevenir problemas de saúde e manter uma boa saúde física e emocional. Os participantes falaram sobre o uso dos seus conhecimentos e habilidades de Reiki para autotratar doenças físicas menores (dores de cabeça, dores musculares) e para gerir problemas mentais e emocionais, como preocupação, stresse e ansiedade.

Esta pesquisa desenvolve, refina e aplica um novo modelo de literacia em saúde Reiki e, ao fazê-lo, fornece evidências do potencial de aprender Reiki e o seu uso regular para permitir uma abordagem proativa à saúde e ao bem-estar. As implicações desta pesquisa incluem o uso de Reiki como uma intervenção de apoio para aumentar a literacia em saúde. Como qualquer pessoa pode aprender e praticar o autotratamento Reiki, ele pode ser uma intervenção útil para aprimorar as habilidades de literacia em saúde de populações desfavorecidas, com menor probabilidade de desenvolver habilidades de alfabetização em saúde altamente desenvolvidas. A pesquisa aumenta a base de evidências limitada sobre o auto-uso do Reiki e aprofunda a compreensão dos benefícios do Reiki.

Podes ler este estudo completo aqui…

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Fonte: Leeds University

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.