2021 - Prática da Bondade,  Reiki Solidário

Como todos os praticantes de Reiki podem ser voluntários

Após o Grande Terramoto de Kanto, a 1 de Setembro de 1923, o Mestre Usui e alguns dos seus alunos estiveram, incansavelmente, a aplicar Reiki à população de Tóquio. Esse ato desinteressado, mas verdadeiramente auxiliador, trouxe ao Mestre Usui um grande reconhecimento pela eficácia do seu método.

Ele mostrou-nos o caminho para o voluntariado.

Praticar Reiki e ser voluntário

Com o nível 2 de Reiki estás mais capacitado para exerceres o voluntariado. Aprendeste técnicas e ampliaste a tua prática que permitem cuidares melhor de ti e do outro também. Mas se achas que “apenas” tens o nível 1 de Reiki e ainda não o podes fazer, não é verdade, há muitas ações de doação bonitas que poderás realizar. Por exemplo:

Cuida dos teus familiares e amigos

Dói a barriga a um familiar? Coloca a mão.

Tens um amigo com dores de cabeça? Coloca a mão.

Cuidar dos outros não quer dizer fazer uma consulta, mas o saber estar ali para ele e partilhar, doar Reiki. Por vezes é também um grande ato de doação o estares ali para escutar.

Promove relações harmoniosas

Não temos que ser amigos de todas as pessoas, mas devemos cultivar relações de afinidade. Ou seja, sabermos como estar, o que queremos e o que temos a dar de formas saudáveis, sem interesses velados. Estas são relações que não trazem peso.

Expressa bondade nos teus atos e pensamentos

Não existe maior ato de doação que uma vida com pensamentos e atos bondosos. São difíceis e todos nós temos os nossos maus momentos, mas é mesmo como o Mestre Usui dizia… temos que praticar.

Cuida do planeta

Tratar bem os animais e as plantas, assim como ter uma consciência ecológica é uma forma de voluntariado. Muito facilmente podes aplicar Reiki em animais e plantas, mesmo com o teu nível 1, assim como também podes colocar as mãos na terra e deixar fluir Reiki para o planeta. Esta ligação com a natureza irá trazer-te ainda mais entendimento sobre o que é Reiki realmente.

Como vês, há tanto que pode ser feito sendo um praticante de Reiki e todos nós podemos ser (e somos) voluntários. Honrar a prática de Reiki é também saber doar… Só por hoje.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.