
Como todos os praticantes de Reiki podem ser voluntários
Após o Grande Terramoto de Kanto, a 1 de Setembro de 1923, o Mestre Usui e alguns dos seus alunos estiveram, incansavelmente, a aplicar Reiki à população de Tóquio. Esse ato desinteressado, mas verdadeiramente auxiliador, trouxe ao Mestre Usui um grande reconhecimento pela eficácia do seu método.
Ele mostrou-nos o caminho para o voluntariado.
Praticar Reiki e ser voluntário
Com o nível 2 de Reiki estás mais capacitado para exerceres o voluntariado. Aprendeste técnicas e ampliaste a tua prática que permitem cuidares melhor de ti e do outro também. Mas se achas que “apenas” tens o nível 1 de Reiki e ainda não o podes fazer, não é verdade, há muitas ações de doação bonitas que poderás realizar. Por exemplo:
Cuida dos teus familiares e amigos
Dói a barriga a um familiar? Coloca a mão.
Tens um amigo com dores de cabeça? Coloca a mão.
Cuidar dos outros não quer dizer fazer uma consulta, mas o saber estar ali para ele e partilhar, doar Reiki. Por vezes é também um grande ato de doação o estares ali para escutar.
Promove relações harmoniosas
Não temos que ser amigos de todas as pessoas, mas devemos cultivar relações de afinidade. Ou seja, sabermos como estar, o que queremos e o que temos a dar de formas saudáveis, sem interesses velados. Estas são relações que não trazem peso.
Expressa bondade nos teus atos e pensamentos
Não existe maior ato de doação que uma vida com pensamentos e atos bondosos. São difíceis e todos nós temos os nossos maus momentos, mas é mesmo como o Mestre Usui dizia… temos que praticar.
Cuida do planeta
Tratar bem os animais e as plantas, assim como ter uma consciência ecológica é uma forma de voluntariado. Muito facilmente podes aplicar Reiki em animais e plantas, mesmo com o teu nível 1, assim como também podes colocar as mãos na terra e deixar fluir Reiki para o planeta. Esta ligação com a natureza irá trazer-te ainda mais entendimento sobre o que é Reiki realmente.
Como vês, há tanto que pode ser feito sendo um praticante de Reiki e todos nós podemos ser (e somos) voluntários. Honrar a prática de Reiki é também saber doar… Só por hoje.

