Auto-Reiki, consideração de uma opção potencial para controlar a dor crónica durante o período pandémico COVID-19 – Estudo Académico

Neste estudo realizado por by Maxime Billot, Maeva Daycard e Philippe Rigoard entitulado “Self-Reiki, Consideration of a Potential Option for Managing Chronic Pain during Pandemic COVID-19 Period” é colocada em perspetiva o potencial do autotratamento Reiki para o cuidado da pessoa com doença crónica.

Auto-Reiki, consideração de uma opção potencial para controlar a dor crónica durante o período pandémico COVID-19

Enquanto o mundo enfrenta uma situação sem precedentes com a pandemia, outras doenças crónicas, como a dor crónica, continuam em curso. O distanciamento social e o deslocamento restritivo imposto pela situação pandémica representam uma nova barreira de acesso ao manejo da dor e tende a reforçar o processo de cronificação.

Diante desse contexto, a medicina complementar e alternativa (CAM) pode oferecer novas oportunidades para o manejo da PC, principalmente com um método de toque manual, como a terapia de auto-Reiki. Embora o Reiki administrado por um praticante tenha mostrado resultados promissores para reduzir a dor e o sofrimento psicológico e para melhorar a qualidade de vida, a prática do auto-Reiki precisa que a medicina baseada em evidências seja disseminada.

Em geral, o auto-Reiki pode trazer resultados positivos, além de, e sem interferir com as abordagens da medicina convencional em pacientes com dor crónica.

O meu muito obrigado a Stephan Stadelmann pela indicação do estudo.

Podes ler aqui o PDF em inglês…

Fonte: MDPI

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.