Ver o Buda – um ebook

“Ver o Buda” é um livro escrito pelo Venerável Mestre Hsing Yun que tive o prazer de traduzir para a BLIA Portugal e aqui partilho algumas palavras do Ven. Mestre sobre este livro:

Foi há mais de dois mil anos que Buda entrou no parinirvana. Cada vez que penso que é uma pena não sermos capazes de ver o Buda pessoalmente, lembro-me deste versículo que descreve apropriadamente os meus sentimentos:

Quando o Buda estava vivo, eu estava imerso na depravação.

Depois que o Buda entrou no parinirvana, aqui estou eu. A lamentar os meus muitos obstáculos kármicos, não vejo o corpo de ouro do Tathagata.

Na verdade, existem muitos níveis para ver o Buda. Podemos ver o Buda através de estátuas e desenhos, pessoalmente ou através dos seus ensinamentos. Este livrinho abordará 1) As Imagens sagradas do Buda, 2) O seu aspeto pessoal e 3) O Dharmakaya do Buda. Assim, espero que o leitor tenha uma melhor compreensão do grande professor, o Buda.

Quando aprendemos sobre o Buda, só podemos imaginar como ele era quando estava vivo por meio de estátuas e pinturas. Ao longo dos anos, as pessoas retrataram o Buda de várias formas. Alguns esculpiram imagens do Buda em madeira ou pedra, outros esculpiram em metal e ainda há outros que preferiram o uso de papel e tinta. Não apenas os materiais usados são diferentes, mas também há muitas variações nas poses. Às vezes, o Buda é retratado na posição sentada, outras vezes em pé ou reclinado. Independentemente do material usado ou da pose retratada, geralmente podemos sentir a sua compaixão, magnanimidade e grandeza.

Porque algumas estátuas de Buda estão sentadas, enquanto outras estão de pé? 

Na verdade, cada postura simboliza um aspeto diferente do Buda. Em alguns casos, o Buda é retratado sentado na posição de lótus, com as mãos colocadas sobre o colo, em concentração meditativa. Isso simboliza a sua iluminação. O Buda alcançou a iluminação por praticar por um longo período de tempo – meditando, contemplando e conhecendo-se a si mesmo. Noutras ocasiões, vemos o Buda retratado numa posição sentada com a mão esquerda no colo enquanto levanta a mão direita, ensina o Dharma. Isso simboliza que o Buda cultiva a iluminação não apenas para si mesmo, mas também para o bem dos outros. Depois de alcançar a iluminação, o Buda começou a ensinar a verdade a todos os seres sencientes, ajudando-nos a livrar-nos das nossas ilusões.

Podes ler aqui o PDF integral do livro e aqui ver mais livros pela BLIA Portugal

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.