2021 - Prática da Bondade,  Reiki

Porque eu gosto de Reiki?!

Há mais de 20 anos comecei a aprender Reiki e isso foi algo que mudou toda a minha vida. Na verdade, estas duas palavras, “comecei” e “aprender”, mantêm-se pois sinto sempre que cada dia é dia de prática, de aprendizagem e de começar.

Mas o que o Usui Reiki Ryoho e a energia Reiki me trazem para a vida?

Reiki, uma aprendizagem constante para a vida

Como é a minha prática de Reiki, ou seja como vivo dentro dos ensinamentos do método?

Não é rotineira, ritualista ou sempre para a mesma intenção.

Sem dúvida que recito os cinco princípios, até várias vezes por dia, por vezes até mesmo muitas vezes, como forma de me centrar no que é verdadeiramente importante – Construir uma vida com atenção, em harmonia, confiança, aprendendo as lições e sendo grato, vivendo com diligência e honestidade, mantendo sempre um espírito bondoso.

Sem dúvida que estes 20 anos fizeram de mim uma pessoa melhor, que começa a ficar mais acordada. Tantas vezes olho para trás e vejo como estava a dormir.

Observo os meus defeitos e limitações à luz destes cinco princípios, que são como uma bússola para a minha vida. Será que sou preguiçoso ou ignorante por estar a demorar tanto tempo na mudança? Não sei, mas só por hoje pratico e tento ser melhor.

Reiki, a energia, traz-me duas coisas – uma sensação de harmonia e a descoberta do que não está em equilíbrio.

Quando cuido de mim mesmo sinto-me duplamente bem. Porque por um lado sei que posso e quero cuidar de mim, por outro lado, porque há um bem-estar geral que sempre se pronuncia.

Por outro lado, tenho ainda o desenvolver da minha atenção à energia, ao byosen e o entender do que não está em equilíbrio. Não… não tento “curar” tudo com Reiki e quando é preciso, vou ao médico. Tudo na vida existe por uma razão e querermos apenas curarmo-nos com algo, excluindo outra parte, poderá ser um caminho bem mais longo e talvez não tão positivo.

Reiki a energia também me ensina isso mesmo, a saber integrar, escutar, respeitar, ver as várias perspetivas que existem, para o meu cuidado e para o cuidado dos outros.

Porque eu gosto de Reiki?

Porque é algo que ecoa em mim o sentido da vida e a resposta às minhas questões.

Só por hoje, neste dia também tão especial para mim, muito obrigado a ti querido praticante, muito obrigado à Grande Energia Vital do Universo e sem dúvida, muito obrigado querido Mestre Usui.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.