2021 - Prática da Bondade

Venerar a terra

O meu sogro diz muitas vezes que se não se venera a terra ela não dá nada. Quem possa escutar, poderá achar que falamos de algum ritual pagão, mas na verdade é uma expressão que cumpre bem o nosso papel nesta terra – o cuidar com respeito.

Venerar a terra é cuidar com todo o respeito – o que significa isso?

Cada vez mais vamos compreendendo a necessidade da sustentabilidade, o que nos alerta para “até quando seremos sustentáveis”, em tantos campos da nossa vida… aliás, em todas as áreas da nossa vida. Mas sustentabilidade representa o tirar um proveito, um partido, uma oportunidade, mas se não regenerarmos o que colhemos, a determinada altura da vida, deixaremos de ter essa sustentabilidade.

Então, este conceito de venerar pede-nos um cuidado com respeito por aquilo que estamos a fazer. No nosso cultivo, precisa haver uma parte que possivelmente cairá, mas não se perderá pois será adubo. Teremos uma parte para nós, para o nosso sustento e outra que seja para todos os animais que contribuem para o ecossistema.

Se não prestarmos atenção às necessidades do que cultivamos, se não respeitarmos e escutarmos essas necessidades, poderemos perder todo o nosso cultivo.

Assim é em todos os campos da nossa vida.

Regenerar em todos os campos da vida

Venerar a terra, cuidar do que cultivamos, cuidar da terra, define claramente o nosso papel de guardiões deste momento que vivemos e isso traz-nos uma grande reflexão.

Na vida, não precisamos ter medo de cultivar, mas precisamos saber como, assim como cuidar do que cultivamos e daquilo que nos permite fazer crescer e colher. Viver é muito mais do que apenas colher um produto final ou um querer, é saber estar em todos os momentos e regenerar para que tudo em nós e no que nos rodeia possa viver.

Como regenerar?

Em primeiro lugar não criar exaustão, ou seja, promover harmonia e observar não só o próprio bem-estar como também todo o bem-estar comum. Aprender com as lições que a vida nos mostra, apesar de nem sempre serem claras e confiar que através de uma forma de estar coerente e bondosa, que estamos a fazer o melhor.

Sem dúvida que o que possas querer para ti, cria para os outros. O que queiras para os outros, sabe também criar para ti.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/