Meditação,  Reiki, Meditação e Consciência

Está para ti – meditar para o teu momento presente

Meditar é um tema cada vez mais presente, mas nem por isso mais fácil de compreender. A meditação é uma prática que todos nós fazermos de alguma forma, pois todos nós aplicamos concentração em algo e contemplamos.

Que lições valiosas meditar pode ter para nós e como nos aproximarmos de forma simples?

Meditar para o momento presente

Meditar permite-nos tomar consciência. De nós mesmos, dos nossos pensamentos, sensações, daquilo que nos rodeia.

Consciência é o ponto central para o nosso estar na vida. Viver conscientemente não é fácil e muitas vezes, apesar de pensarmos estarmos conscientes, apenas vamos andando automaticamente de pensamento em pensamento, de desejo em desejo.

Quando meditas, praticas a consciência, o estar presente no aqui e agora. Viver bem o presente faz com que tenhas um bom passado e um bom futuro. Tudo vem do momento presente.

Uma meditação simples para estares contigo no momento presente

  1. Começa por te sentar confortavelmente, com as costas direitas, mas sem esforço;
  2. Coloca as mãos numa posição confortável nas coxas, ou assumindo a postura (mudra) de meditação;
  3. Fecha os olhos relaxadamente ou se quiseres, um pouco entreabertos;
  4. Inclina suavemente o queixo na direção do pescoço, como se houvesse uma linha que ajudasse toda a coluna a ficar direita e alinhada com o universo;
  5. Começa por sentir o que é estares contigo mesmo, a tua presença no próprio corpo e o abrandar de movimento;
  6. Repara na tua respiração, como respiras? O ar que entra e que sai naturalmente pelo nariz ou boca. Que movimentos fazem o teu corpo com a respiração?
  7. À medida que estás mais presente em ti, que pensamentos começam a surgir? Não os bloqueies, presta apenas atenção à forma como eles passam por ti, sem teres que os estar a catalogar ou julgar, ou mesmo continuar em raciocínio;
  8. Da mesma forma, vai-te apercebendo das emoções que surgem. Não te apegues, apenas reconhece que eles surgem;
  9. E como está o teu corpo neste preciso momento? Que sensações o teu corpo te traz? Observa se também mudaste a tua postura e volta a corrigi-la se for o caso;
  10. Traz novamente a atenção à respiração, ao ar que entra e que sai e tenta estar o mais consciente possível desses ciclos de respiração. Envolve-te e está presente nessa ação;
  11. Quando sentires que queres terminar esta prática, vai inspirando e expirando mais profundamente, agradecendo este momento contigo tempo e enviando para todo o teu dia esta sensação de plenitude.

Podes trabalhar mais os aspetos da meditação com o livro Reiki, Meditação e Consciência, que tem também um CD com 10 meditações.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.