![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/07/candid-authentic-gen-z-boy-is-relaxing-and-doing-yoga-at-dawn-in-light-studio-the-morning-family_t20_GGZJYw.jpg)
Está para ti – meditar para o teu momento presente
Meditar é um tema cada vez mais presente, mas nem por isso mais fácil de compreender. A meditação é uma prática que todos nós fazermos de alguma forma, pois todos nós aplicamos concentração em algo e contemplamos.
Que lições valiosas meditar pode ter para nós e como nos aproximarmos de forma simples?
Meditar para o momento presente
Meditar permite-nos tomar consciência. De nós mesmos, dos nossos pensamentos, sensações, daquilo que nos rodeia.
Consciência é o ponto central para o nosso estar na vida. Viver conscientemente não é fácil e muitas vezes, apesar de pensarmos estarmos conscientes, apenas vamos andando automaticamente de pensamento em pensamento, de desejo em desejo.
Quando meditas, praticas a consciência, o estar presente no aqui e agora. Viver bem o presente faz com que tenhas um bom passado e um bom futuro. Tudo vem do momento presente.
Uma meditação simples para estares contigo no momento presente
- Começa por te sentar confortavelmente, com as costas direitas, mas sem esforço;
- Coloca as mãos numa posição confortável nas coxas, ou assumindo a postura (mudra) de meditação;
- Fecha os olhos relaxadamente ou se quiseres, um pouco entreabertos;
- Inclina suavemente o queixo na direção do pescoço, como se houvesse uma linha que ajudasse toda a coluna a ficar direita e alinhada com o universo;
- Começa por sentir o que é estares contigo mesmo, a tua presença no próprio corpo e o abrandar de movimento;
- Repara na tua respiração, como respiras? O ar que entra e que sai naturalmente pelo nariz ou boca. Que movimentos fazem o teu corpo com a respiração?
- À medida que estás mais presente em ti, que pensamentos começam a surgir? Não os bloqueies, presta apenas atenção à forma como eles passam por ti, sem teres que os estar a catalogar ou julgar, ou mesmo continuar em raciocínio;
- Da mesma forma, vai-te apercebendo das emoções que surgem. Não te apegues, apenas reconhece que eles surgem;
- E como está o teu corpo neste preciso momento? Que sensações o teu corpo te traz? Observa se também mudaste a tua postura e volta a corrigi-la se for o caso;
- Traz novamente a atenção à respiração, ao ar que entra e que sai e tenta estar o mais consciente possível desses ciclos de respiração. Envolve-te e está presente nessa ação;
- Quando sentires que queres terminar esta prática, vai inspirando e expirando mais profundamente, agradecendo este momento contigo tempo e enviando para todo o teu dia esta sensação de plenitude.
Podes trabalhar mais os aspetos da meditação com o livro Reiki, Meditação e Consciência, que tem também um CD com 10 meditações.
|
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/07/IMG_7207-scaled.jpeg)
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/07/flower-hand-bonding-hands-family-holding-hands-family-life-family-bonding_t20_rL4WQg.jpg)
3 comentários
Vitor Arrenega
Bom dia, muito obrigado
Paula
Gratidão pela partilha 🙏
Onde posso adquirir o livro?
João Magalhães
Olá Paula, o livro está à venda nas livrarias físicas e também online. Para os que preferem, também já está disponível pela Amazon. Muito obrigado!!