Está para ti – meditar para o teu momento presente

Meditar é um tema cada vez mais presente, mas nem por isso mais fácil de compreender. A meditação é uma prática que todos nós fazermos de alguma forma, pois todos nós aplicamos concentração em algo e contemplamos.

Que lições valiosas meditar pode ter para nós e como nos aproximarmos de forma simples?

Meditar para o momento presente

Meditar permite-nos tomar consciência. De nós mesmos, dos nossos pensamentos, sensações, daquilo que nos rodeia.

Consciência é o ponto central para o nosso estar na vida. Viver conscientemente não é fácil e muitas vezes, apesar de pensarmos estarmos conscientes, apenas vamos andando automaticamente de pensamento em pensamento, de desejo em desejo.

Quando meditas, praticas a consciência, o estar presente no aqui e agora. Viver bem o presente faz com que tenhas um bom passado e um bom futuro. Tudo vem do momento presente.

Uma meditação simples para estares contigo no momento presente

  1. Começa por te sentar confortavelmente, com as costas direitas, mas sem esforço;
  2. Coloca as mãos numa posição confortável nas coxas, ou assumindo a postura (mudra) de meditação;
  3. Fecha os olhos relaxadamente ou se quiseres, um pouco entreabertos;
  4. Inclina suavemente o queixo na direção do pescoço, como se houvesse uma linha que ajudasse toda a coluna a ficar direita e alinhada com o universo;
  5. Começa por sentir o que é estares contigo mesmo, a tua presença no próprio corpo e o abrandar de movimento;
  6. Repara na tua respiração, como respiras? O ar que entra e que sai naturalmente pelo nariz ou boca. Que movimentos fazem o teu corpo com a respiração?
  7. À medida que estás mais presente em ti, que pensamentos começam a surgir? Não os bloqueies, presta apenas atenção à forma como eles passam por ti, sem teres que os estar a catalogar ou julgar, ou mesmo continuar em raciocínio;
  8. Da mesma forma, vai-te apercebendo das emoções que surgem. Não te apegues, apenas reconhece que eles surgem;
  9. E como está o teu corpo neste preciso momento? Que sensações o teu corpo te traz? Observa se também mudaste a tua postura e volta a corrigi-la se for o caso;
  10. Traz novamente a atenção à respiração, ao ar que entra e que sai e tenta estar o mais consciente possível desses ciclos de respiração. Envolve-te e está presente nessa ação;
  11. Quando sentires que queres terminar esta prática, vai inspirando e expirando mais profundamente, agradecendo este momento contigo tempo e enviando para todo o teu dia esta sensação de plenitude.

Podes trabalhar mais os aspetos da meditação com o livro Reiki, Meditação e Consciência, que tem também um CD com 10 meditações.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

3 thoughts on “Está para ti – meditar para o teu momento presente”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.