A prática de Reiki se estiveres em isolamento em casa

Nestes tempos é comum alguém ter que ficar em isolamento em casa. Ou para tomar conta de um familiar, ou porque esteve em contacto com alguém positivo e precisa aguardar o seu próprio resultado.

Os 14 dias poderão ser um desafio, principalmente para alguém cujo trabalho fosse mesmo necessário presencialmente. Será um tempo de “paragem” forçada, mas o que fazer?

A tua prática de Reiki em tempo de isolamento

Estes dias forçados poderão parecer um pesadelo, ou então uma oportunidade. Estarmos sozinhos em casa, ou confinados numa divisória vai requerer muita força espiritual. Força espiritual não é nada de esquisito, é sim a nossa própria capacidade de estarmos presentes na vida e termos força, resolução, para as situações de exigência que nos são apresentadas.

Como cultivar a força espiritual

A tua capacidade de resiliência será muito testada com o isolamento. É natural que assim seja e não tens que te sentir mal se achares que é difícil em alguns momentos. Só quando estamos em baixo conseguimos perceber o que precisamos para regressarmos a um estado melhor.

Então, uma boa forma de te reforçares interiormente é fazeres uma conjugação dos cinco princípios, com a meditação.

A meditação está muito enraizada na prática de Reiki. Estamos concentrados ao recitar os cinco princípios, ao nos focarmos na respiração, ao aplicar Reiki. Experimenta pelo menos entre cinco a quinze minutos fazeres uma pequena prática de Hatsurei Ho:

  1. Senta-te confortavelmente;
  2. Aplica o banho seco;
  3. Recita os cinco princípios;
  4. Toma a atenção do teu corpo, relaxando-o;
  5. Vai esvaziando a mente, permitindo os pensamentos partirem. Desapega-te;
  6. Entrega-te a seguires o fluxo da tua respiração;
  7. No final, se quiseres, reflete sobre um poema do imperador Meiji;
  8. Recita os cinco princípios;
  9. Agradece;

E porque não usares diariamente os poemas do Imperador Meiji? Podes fazê-lo de uma forma muito simples. Todos os dias coloca como intenção que te surja uma reflexão para o teu crescimento. Retira um poema à sorte e, com a mente vazia, lê-o. O que te transmite para a tua vida? Escuta-te.

A reflexão

Este pode ser um tempo muito interessante para repensares a tua história de vida. Creio que estes tempos que nos acompanham desde 2020 pedem mesmo uma reformulação da vida. Compreender o nosso percurso e para onde queremos ir.

Não é preciso nada forçado, mas experimenta criar um momento onde dizes para ti mesmo “agora vou refletir um pouco sobre o meu passado”. Por vezes é até útil pegares numa folha de papel e desenhares toda essa experiência, quase como se fosse o percurso de um rio que representa a tua vida.

De onde vieste? Onde estás? Para onde vais?

Aplicar autotratamento

Todos os dias pode ser importante criares uma rotina de autotratamento. Em tempos de isolamento, a rotina pode ser uma forma de também sanares a mente. Se ficares apenas a ver televisão… tanta coisa poderá passar ao lado desta oportunidade.

O autotratamento não precisa ser completo e podes fazer experiências muito interessantes, como cuidares de determinadas posições específicas onde sintas necessidade; Aplicares Reiki só nos chakras; Fortaleceres o Chakra Raiz, entre muitas outras práticas.

Não te esqueças de tratar muito os rins e a região abdominal.

O autotratamento ajuda-te também a refletir como estás e o que continua sempre em desequilíbrio.

O envio de Reiki

Se te sentes “impotente” em casa, faz o envio de Reiki. É uma forma de auxiliares, de continuares a ser voluntário para um bem comum e para o bem-estar daqueles que recebam energia.

Se quiseres apenas envia mentalmente, ou usa uma caixinha de Reiki. Se não tiveres nenhuns pedidos, envia Reiki para o planeta.

Podes usar o tempo de isolamento também para teu crescimento, para te fortaleceres e ressignificares a tua vida. És extraordinário e cada momento da tua vida é precioso, mesmo que tenhas que estar parado e isolado.

Para mais informações sobre o isolamento, por favor, contacta o site do SNS.

1 thought on “A prática de Reiki se estiveres em isolamento em casa”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.