A Sabedoria do Reiki,  Filosofia de Vida,  Imperador Meiji

A parábola da resiliência

Os poemas do Imperador Meiji ajudam-nos a refletir sobre a nossa vida e o que se passa ao nosso redor. A sua sabedoria pode ajudar-nos a chegar ao entendimento simples que a vida precisa. No poema 122 “Às vezes”, encontramos a parábola da resiliência.

A resiliência que a vida nos ensina.

As flores cor-de-rosa foram lavadas e maltratadas pelas ondas nas margens do rio, mas ainda assim continuaram a florir.
Como é maravilhoso que os nossos filhos tenham superado muitas situações, circunstâncias difíceis, e tenham florido…!

Imperador Meiji

Fuji nasceu num tempo em que para falar com um amigo distante, teria que o visitar, ou escrever uma carta. O seu pai era um professor, a mãe tomava conta dele e da sua irmã e de todos os importantes afazeres da casa. Todas as noites, ao jantar, falavam sobre as lições do dia.

O pequeno era habitualmente silencioso, reservado para si mesmo. Acreditava que falava muito, mas isso era apenas a sua própria voz no interior da sua cabeça. Na escola sentia dificuldade em se relacionar pois achava que não tinha forma de fazer amizade com os outros.

Assim, passava o seu dia a observar a natureza e também os afazeres e conversas daqueles que o rodeavam. Os pais iam incentivando a aproximar-se dos outros, mas era mais forte que a sua própria vontade… retraía-se.

E o tempo passava e a sua introversão continuava, até um dia que o pai ficou muito doente. Fuji passou a estar com ele todos os dias, antes e depois da escola. Os anos de introversão ajudaram-no a ser capaz de ali estar, quando via muitos amigos do pai a ficarem nervosos com o tempo e a saírem.

Com o tempo, o pai foi recuperando da sua doença, mas Fuji continuou sempre perto dele, vigilante… presente. O pai dizia-lhe “filho, vai brincar” e ele respondia “pai, só por hoje… estou aqui para ti”.

A pequena semente que alguém pensasse que era Fuji, floriu. A sua aprendizagem de vida permitiu-o estar no momento mais importante. Fuji tornou-se também ele um professor e quando via um jovem perdido nos seus pensamentos, compreendia-o e dava-lhe trabalhos que o ajudavam a compreender o seu propósito na vida.

A vida é mesmo assim, não nos quer mal, muito pelo contrário, quer que encontremos o nosso próprio propósito nela e o realizemos, por isso tantas vezes nos traz lições sobre resiliência. Viver é saber ultrapassar as dificuldades pois elas sempre surgirão.

Lembra-te que nunca estás só e que um bambu dobra-se perante a tempestade para não se partir… Só por hoje.

Podes ler mais sobre os poema do Imperador Meiji em A Sabedoria do Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.