2021 - Prática da Bondade,  Filosofia de Vida

Como ser bondoso para comigo com cinco dicas práticas

Não é fácil ser bondoso para connosco, mas imensas vezes é fácil o ser para com os outros. Muitas vezes é um processo que nos leva a um desgaste, um cansaço e até mesmo a sentir alguma depreciação por nós mesmos.

Mas será sempre bom apenas sermos bondosos para com os outros e esquecermo-nos de nós?

Ser bondoso para comigo é estar em sintonia com a vida e com os outros

Ao longo de gerações foi-nos sempre dito que devemos mais cuidar do outro e esquecermo-nos de nós, que o olhar para nós é egoísmo, mas na verdade, fecharmo-nos às nossas próprias necessidades pode levar a grandes desequilíbrios quando nos dirigimos para os outros.

Aprender a ser bondoso é praticamente algo que devia ser ensinado formalmente, sabendo cultivar uma gestão emocional correta perante os nossos pensamentos, desafios e ações, assim como a forma de o ser para com os outros.

Mas porque será tão importante ser bondoso para connosco?

Quando consigo trazer a mim todo o amor que tenho para dar aos outros, estou também a considerar-me na vida. Sou eu que estou comigo mesmo ao longo de toda a vida, desde que nasci até que morrerei, como posso negar a mim o que dou aos outros?

Quando a minha própria bondade começa a tocar-me, toda a vida começa a ter um outro sentido.

Sou merecedor, não me diferencio de todos os outros – todos são merecedores.

E a vida é mesmo isto, na verdade é um estar em igualdade, é construir o caminho sabendo que todos fazem parte dele. Ser bondoso para comigo é uma forma maravilhosa de estarmos em sintonia e coerência… connosco, com os outros e sem dúvida que com a vida.

Cinco dicas para seres bondoso para contigo mesmo

  1. Acha-te merecedor;
  2. Recorda-te do que fazes bem;
  3. Assume que és capaz;
  4. Cultiva harmonia na tua vida, para contigo mesmo e para com os outros;
  5. Não desistas de ti e abraça-te.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.