
Como ser bondoso para comigo com cinco dicas práticas
Não é fácil ser bondoso para connosco, mas imensas vezes é fácil o ser para com os outros. Muitas vezes é um processo que nos leva a um desgaste, um cansaço e até mesmo a sentir alguma depreciação por nós mesmos.
Mas será sempre bom apenas sermos bondosos para com os outros e esquecermo-nos de nós?
Ser bondoso para comigo é estar em sintonia com a vida e com os outros
Ao longo de gerações foi-nos sempre dito que devemos mais cuidar do outro e esquecermo-nos de nós, que o olhar para nós é egoísmo, mas na verdade, fecharmo-nos às nossas próprias necessidades pode levar a grandes desequilíbrios quando nos dirigimos para os outros.
Aprender a ser bondoso é praticamente algo que devia ser ensinado formalmente, sabendo cultivar uma gestão emocional correta perante os nossos pensamentos, desafios e ações, assim como a forma de o ser para com os outros.
Mas porque será tão importante ser bondoso para connosco?
Quando consigo trazer a mim todo o amor que tenho para dar aos outros, estou também a considerar-me na vida. Sou eu que estou comigo mesmo ao longo de toda a vida, desde que nasci até que morrerei, como posso negar a mim o que dou aos outros?
Quando a minha própria bondade começa a tocar-me, toda a vida começa a ter um outro sentido.
Sou merecedor, não me diferencio de todos os outros – todos são merecedores.
E a vida é mesmo isto, na verdade é um estar em igualdade, é construir o caminho sabendo que todos fazem parte dele. Ser bondoso para comigo é uma forma maravilhosa de estarmos em sintonia e coerência… connosco, com os outros e sem dúvida que com a vida.
Cinco dicas para seres bondoso para contigo mesmo
- Acha-te merecedor;
- Recorda-te do que fazes bem;
- Assume que és capaz;
- Cultiva harmonia na tua vida, para contigo mesmo e para com os outros;
- Não desistas de ti e abraça-te.


2 comentários
Vitor Manuel Pera Arrenega
Muito obrigado
Norberto.j.d.Santos
Gratidão João