A bondade para com o planeta e todos os seres vivos – Golden Rule Day
Amor é um grande sentido de respeito, reconhecimento e bondade é uma expressão de amor, de afeto. Quando dirigimos a nossa atenção para o planeta e sabemos incluir todos aqueles que nele habitam, atingimos o mais elevado grau de bondade, amor e compaixão.
Como a bondade para com o planeta é um olhar de bondade para connosco e com todos
Todos gostaríamos de ter este planeta como a casa mais saudável para nós, para a nossa família. Um lugar limpo e sereno, mas a nossa corrida do dia a dia leva-nos, tantas vezes, a esquecer os cuidados que o planeta também precisa.
Quando temos a capacidade de estar presentes e ativos na nossa vida, compreendemos a importância do papel da nossa existência neste aqui e agora.
O relacionarmo-nos com o planeta, com a vida, com a importância de cada pessoa e todas as pessoas, ajuda-nos a ter um sentido de pertença e não de deslocado. Quando sentimos que não pertencemos aqui, estamos a afastar-nos da bondade que devemos ter por esta vida que nos acolhe.
Como devemos devolver o acolhimento incondicional que este planeta tem para connosco?
Cada um, da sua melhor forma, pode auxiliar na proteção ambiental, não só por não produzir lixo, como também por o reciclar e limpar. Por outro lado, teremos também um papel incrivelmente importante quando deixamos de poluir mentalmente.
Esta poluição mental surge muito das “nuvens negras” que vamos acumulando pelas nossas preocupações. Por exemplo, o medo que tanta gente sentiu em períodos de pandemia, não achando normal essa intensidade que não correspondia ao que realmente sentia. Então isto quer dizer que o nosso pensamento coletivo tem também um impacte individual.
Honrar a vida é também transmitir bondade. Pelo nosso cuidado pela natureza, pelo nosso cuidado por todos os que vivem e co-habitam connosco nesta existência.