A autoaceitação

Como é bom, olharmos para nós e sentirmo-nos acolhidos no nosso próprio ser… esta é a autoaceitação.

Mas nem sempre o sentimos e muitas vezes encontramo-nos de costas para nós mesmos.

Como praticar a autoaceitação em cinco simples passos

Aceitar não significa ser permissivo com todas as coisas que erradas que possamos fazer, mas sim ter uma consciência lúcida e evolutiva que vai compreendendo a melhor forma de agir, transformar, pensar, sentir e estar.

O que eu sei hoje, não sabia ontem. Por vezes até podemos saber algo há 20 anos, mas a nossa consciência tinha o alcance, a experiência, para enraizar e viver esse saber.

Tudo demora o seu tempo, principalmente aquilo que é bom. A autoaceitação é um valor intrínseco que temos, é uma consciência, que nem sempre encontra os seus melhores dias, ou fruto de uma pressão externa, ou de uma construção interna mais frágil.

Cinco passos num longo caminho de autoaceitação

Relembrando os conceitos da prática do Usui Reiki Ryoho, podemos ter um outro olhar para dentro e para fora, na expressão e reconhecimento da autoaceitação.

Harmonia

Está em paz contigo mesmo. Se vives contigo ao longo da tua vida, porque viveres mal?

Faz as pazes, perdoa-te, acolhe-te.

Confiança

Acredita sempre em ti… chegaste aqui. Umas vezes com erro, mas foi esse erro que também te levou aos teus sucessos. É confiando em ti que aprendes como confiar nos outros. Aceita-te na tua capacidade e dá mais um passo.

Gratidão

Agradece o estares vivo, o estares aqui. Agradece os teus desafios, eles são mestres que te ensinam. Quando aceitas que este ensinamento deve existir, tudo se torna mais simples e mais claro. A gratidão alivia-te da dor e do peso.

Honestidade

O grande truque para a coerência é a honestidade para contigo mesmo. Fala contigo, olha-te, vê-te, reconhece-te. Tu existes em todos os momentos da tua própria vida, não estás oculto de ti mesmo. Acolhe-te.

Bondade

Como é bom estares contigo mesmo. Sentir que se caíres lá estarás para ti… que se tiveres dores, escutarás. A bondade que tens para ti, ajudará a teres bondade para com os outros.

A autoaceitação por vezes está oculta por detrás de um vidro muito deformado, que nos faz ver a nós mesmos de uma forma distorcida e irreal. Retira esse vidro – vê-te, aceita-te. Com harmonia, confiança, gratidão, honestidade e muita bondade.

2 thoughts on “A autoaceitação”

  1. Maria Teresinha Lacerda

    Parabéns pelo belíssimo trabalho. Meus alunos de Reiki já te conhecem, pois uso vários artigos. Divulgo no Instagram do grupo dos alunos que fizeram cursos comigo. Sou grata por ter conhecido os teus artigos na Internet durante o meu Mestrado de Reiki. Uso os artigos durante o apoio dos vinte um dias. Comprei teu livro Reiki A energia universal, amei e me acompanha direto.
    Namastê Mestre João Magalhães!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.