Budismo

Revista #3 Março 2021 – Budismo, uma resposta ao sofrimento

A 29 de Março de 2021 lançamos mais um número da revista Budismo, uma resposta ao sofrimento, cujo tema central é a Compaixão.

Será a compaixão uma moda?

Talvez sim, ou talvez haja realmente uma atenção muito especial ao desejo pelo alívio do sofrimento. Neste número aproximamo-nos do tema da compaixão pela perspetiva de várias pessoas budistas e não budistas. Não só pela ideia que têm, mas também pela ação que praticam.

Vamos conhecer um pouco melhor o projeto das Cidades Compassivas, desejando criar sementes para que mais surjam e criem uma rede de compaixão e cuidado em todo o país, assim como incentivar o apoio à CASA e aos sem-abrigo, numa entrevista a Soraia Tender.

Ainda no tema da compaixão, Frank Arjava Petter, André A. Pais e Michele Scheidt partilham perspetivas sentidas sobre o nosso tema central deste trimestre.

Tenho ainda o imenso gosto de partilhar a entrevista a Pamela Ayo Yetunde que tão prontamente e em cima de lançar o Black & Buddhist Summit, nos mostra o trabalho, opiniões e vivências de budistas Afroamericanos. Passando mais a oriente, um artigo do prof. Gary Daubney sobre os 10 deveres de um rei. Continuando na tradição Theravada, Alexandre Seguro fala sobre “A Mentoria para a paz”, deixando ainda alguns testemunhos de participantes do MMI. Finalmente, voltamos ao Japão para mais um artigo da jovem youtuber Ryo, com mais uma perspetiva cultural sobre os jovens e o Budismo.

Regressando a Portugal, temos a poesia inspiradora de Manuel Toei Simões, com a subtileza profunda do (Za)Zen, a quem só posso agradecer colocando as mãos em Gassho.

Contamos também com os livros Não é para a felicidade, de Dzongsar Jamyang Khyentse pela Editora Padmakara e A alegria de viver de Yongey Mingyur Rinpoche pela Editora Temas & Debates.

Mais uma vez, um muito obrigado à Rafaela Brito, pelo excelente artigo sobre o Dalai Lama, assim como a todos aqueles que contribuíram para a realização desta revista.

No budismo aprendemos que nada surge por si… esta revista é a prova dessa realidade. Um muito obrigado e que os méritos preencham a vossa vida de saúde, equanimidade e compaixão.

Nota editorial: Os artigos são da responsabilidade dos seus autores que se autopropõem ou são convidados a escrever para a revista. Não divulgamos a lista de autores antes da edição ser publicada, mantendo assim independência e perspetivas abertas. Os livros são escolha nossa, não recebemos livros ou pedimos que enviem, as editoras são contactadas com o pedido de permissão de divulgação e referências que possam ser publicadas.

Desejamos-te boas leituras e serenidade em tempos tão exigentes.

Podes fazer o download gratuito do PDF aqui…

Capa do #3 da revista Budismo, uma resposta ao sofrimento

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Angela Vêscovi

    Olá João, como vai você e sua família, bem como a família portuguesa nestes tempos de pandemia? Espero que a saúde e a resiliência sejam a tônica de suas vidas.

    Estou encantada com este projeto da Revista sobre Budismo. É possível adquiri-la? Existe na versão digital?

    Aguardo seu retorno,

    Com metta,

    Angela Vêscovi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.