Reiki no Hospital de Hartford – 23 anos de sucesso em voluntariado

Em 1998 estávamos ainda num tempo muito inicial para as terapias complementares, mas o Hospital de Hartford, nos Estados Unidos tinha já reunido uma equipa de voluntários e disponibilizada ao público esta terapia complementar.

Voluntariado em Terapia Reiki no Hospital de Hartford

Em 1998 “a administração do Hospital Hartford e a equipa de gestão do North 8 assumiram uma posição muito inovadora e aprovaram o desenvolvimento de um programa piloto de Voluntários de Reiki na Saúde da Mulher”.

Segundo este programa hospitalar “Reiki, uma técnica japonesa de relaxamento prático, foi oferecido a pacientes, familiares e funcionários do N8 e foi providenciado por um grupo de voluntários de hospital especialmente treinados. Este toque suave e calmante muitas vezes reduz o stress e a dor, pode melhorar o sono, reduzir a náusea, aumentar a sensação de bem-estar e foi uma boa opção para as necessidades de seus pacientes”.

58214 Sessões de Reiki no Hospital Hartford

Em 1998, 10 voluntários realizaram 523 sessões de Reiki. Em 2012, aproximadamente 40-50 voluntários realizaram 3.167 sessões de Reiki. O número total de sessões de Reiki oferecidas ao longo dos 15 anos é 58.214.

Em Portugal encontramos também um sucesso extraordinário nas consultas externas de Reiki no Hospital do Fundão e ainda no projeto de apoio a pessoas com doença oncológica no Hospital de Faro.

Projeto de voluntariado Reiki no Hospital de Harford premiado

“Além do feedback positivo contínuo dos pacientes, o Programa de Voluntários de Reiki ganhou dois prémios, o “President’s Award for Outstanding Volunteer Program Development” de 2001 da Associação de Diretores de Serviços Voluntários de Saúde da Nova Inglaterra e a Sociedade Americana de Diretores de Serviços Voluntários de 2002 do Hospital Americano Associação “Extraordinary Program Award“.

O contentamento pelas sessões de Reiki indica que “84,45%” dos utentes inquiridos regressariam ao Hospital Hartford.

Nunca mais irei para outro hospital por causa do efeito que o Reiki teve sobre mim. Fiz oito operações e a última no HH foi a mais dolorosa. A sessão de Reiki ajudou-me a lidar com tal e acredito que posso passar por isso novamente com Reiki.

Utente

O próprio Hospital fornece cursos de Reiki.

Então qual o “segredo” de Reiki no Hospital de Harford para o sucesso?

  • Um hospital que aposte em perspetivas inovadoras no apoio complementar à pessoa;
  • Praticantes de Reiki com formação específica;
  • Empenho, perseverança, continuidade e espírito voluntário.

2 thoughts on “Reiki no Hospital de Hartford – 23 anos de sucesso em voluntariado”

  1. carla maria fernandes ribeiro

    Muito bom!!
    Muitos parabéns ao Reiki e a todos os que dedicam a sua vida à sua divulgação e prática ❤🙏.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.