O Usui Reiki Ryoho é um método de Cura, mas será que Reiki cura? O que é a cura?

Usui Reiki Ryoho quer dizer Método de Cura pela Energia Vital do Universo, de Usui. Implicitamente estamos a falar que Reiki é um método de cura, mas o que é que esta palavra realmente quer dizer na prática?

Cura – o que é isso? E será que o método de Reiki leva a algum engano?

No nosso dicionário informal do dia-a-dia, consideramos cura como sendo aquilo que leva a um resultado desejado. Mas a verdade é que a palavra tem sentidos mais amplos do que aquilo que julgamos:

cu·ra

(latim cura, -ae)
nome feminino

1. Acto ou efeito de curar ou de se curar.

2. Período em que se segue um regímen ou tratamento contra uma doença.

3. Recuperação da saúde.

4. Curativo; remédio.

5. Solução para algo.

6. Emenda, regeneração.

7. Branqueamento ao sol.

8. Processo destinado geralmente a conservação ou preparação para consumo por acção do ar, do sal ou do fumo (ex.: cura do bacalhau, cura do presunto, cura do queijo).

9. Processo químico ou térmico para tratamento de matérias-primas (ex.: cura das peles).

10. [Agricultura]  Tratamento, geralmente com pesticida, para evitar a deterioração ou destruição (ex.: cura da vinha).nome masculino

11. Sacerdote que tem encargo de pastorear fiéis (ex.: foi falar com o senhor cura). = PADRE, PÁROCO, PRIOR
“cura”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cura [consultado em 23-03-2021].

No caso da prática de Reiki, o termo cura representa um processo. Um dos sinónimos de cura é tratamento, o que representa corretamente o conceito do Usui Reiki Ryoho – um processo terapêutico.

Claro que quem quiser pode dizer que se está a prometer a solução para algo e quem o diz está dentro da sua liberdade de expressão para o fazer, mas relativamente a Reiki, precisa aprofundar-se um pouco mais.

(re)definir o termo cura na prática de Reiki

Também os próprios praticantes de Reiki devem ter atenção à forma como explicam o conceito de Cura. “Sim, Reiki vai curar esse teu estado”. Esta é uma afirmação errada. É uma afirmação muito decorrente de um período new age que chegou pela metade a Portugal. Então, o que está de errado nesta frase?

Reiki representa duas coisas, o método que se chama Usui Reiki Ryoho e a Energia Vital presente em todo o lado, incluindo em nós mesmos, segundo a definição do Mestre Usui. Em qualquer uma das duas não se aplica o conceito de cura como “a solução para”. Porque?

A prática de Reiki é centrada na pessoa, é um processo entre três elementos – a pessoa, o praticante e a energia (no caso de tratamento a outros). Sendo energia vital, Reiki é passivo. Não se força vitalidade e está totalmente dependente da pessoa que recebe.

O que praticamos é um processo terapêutico, quase em exclusivo dependente de quem recebe. Portanto, Reiki não cura nada, a pessoa sim é que estará no seu processo de cura.

E será que faz daqueles milagres de “levanta-te e anda”? Tudo está dependente da pessoa, da sua própria capacidade autocurativa. Aquela capacidade natural que todos temos, mas que vamos perdendo cada vez mais no estilo de vida que temos estado a ter.

Então, quando pensamos em Reiki como o Método de Cura através da Energia Vital do Universo, devemos pensar e dizer, é um conjunto de ensinamentos que nos auxiliam a compreender a energia, a trabalhar o desequilíbrio em nós, sendo que a forma como recebemos, a forma como trabalhamos a energia internamente, está totalmente dependente de nós mesmos.

Reiki é um método, uma forma estruturada de ensino e de prática que tem um objetivo concreto – ajudar-nos a alcançar “uma vida pacífica e feliz”, pelo equilíbrio e harmonia que fazemos crescer em nós, pela coerência que reencontramos.

Dizer que Reiki cura é estar a pensar noutras coisas, esquecendo o que o Mestre Usui ensinou.

Nunca nos poderemos equiparar a qualquer medicina ou prática da psicologia. Somos praticantes de Usui Reiki Ryoho, somos profissionais competentes e técnicos no saber do Usui Reiki Ryoho. Se alguém se quer considerar médico a usar a prática de Reiki, tem que estudar medicina, da mesma forma se alguém crê saber o que é Reiki, deve-o estudar e viver profundamente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.