Reiki num Dia Mundial do Cancro

Também 2021 se apresenta um ano exigente e mais uma vez precisamos suspender o atendimento presencial no voluntariado Reiki a pessoas com doença oncológica.

Ao longo dos anos, têm sido muitos os projetos realizados e as pessoas que são abraçadas neste cuidado complementar. Mas será que com o confinamento precisamos parar na totalidade? Há algo que podemos ainda fazer.

O que podemos fazer para auxiliar uma pessoa com doença oncológica

Enquanto não podemos regressar às sessões presenciais existem pelo menos três aspetos por onde podemos ajudar:

  1. Escuta;
  2. Redirecionamento;
  3. Envio de Reiki.

Escuta

Define um tempo semanal em que possas escutar a pessoa, da forma que ela e tu se sintam mais confortáveis. Pode ser por SMS, por email, por chamada telefónica ou mesmo videoconferência.

Esta é uma ação que o Só por hoje nos ensina, ou seja, o estar presente para o outro, o acolher.

Redirecionamento

Sendo um tempo tão exigente, também há momentos em que a pessoa se quebra mais emocionalmente e tudo parece ficar ainda mais complicado. Então, podemos redirecionar a pessoa para um acompanhamento psicológico caso não tenha, ou mesmo perspectivas de acompanhamento por nutricionistas qualificados que possam auxiliar num realinhamento da alimentação.

Há pequenas coisas que por vezes podem fazer muita diferença e a base psicológica e nutrição são fatores muito importantes.

Envio de Reiki

O terceiro passo é o acompanhamento pelo envio de Reiki. Não é o mesmo que estarmos presentes e fazermos uma sessão presencial, mas é o melhor que podemos fazer no momento por aqueles que acompanhamos.

Esta prática pode ser feita de uma forma combinada com a pessoa, ou através do envio informal e ocasional. A Associação Portuguesa de Reiki tem um grupo próprio para o envio de Reiki, para tal podes contactar enviodereiki@montekurama.org

Neste momento podemos não estar presencialmente, mas sem dúvida que sempre estaremos de mente e coração a apoiar aqueles que sempre tratamos. Que possam estar bem, com saúde, com paz e alegria.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.