Meditação para ajudar os alunos a concentrarem-se

Os testes, exames e mesmo as aulas diárias nestes tempos tão exigentes, deparam-se com o stress, ansiedade e outras dificuldades

Se pertenceres a uma associação de estudantes ou quiseres fazer o pedido pela escola ou universidade para aulas do projeto Aprender a Meditar da Cooperativa Ser, gratuito para instituições, por favor contacta para joaomagalhaes@ser.org.pt

Meditação para o apoio à concentração para os exames

São muitas as formas de meditar e podem mudar de escola para escola, mas há pequenos truques que são comuns a todas.

Não é fácil passarmos de um momento stressante para um que seja “zen”, nem de cabeça cheia a cabeça vazia num instante, mas há passos que podemos dar para a pouco e pouco irmos alcançando a serenidade de estar no momento presente.

Cada um destes passos requer prática. Vai custar ao princípio, mas vais ver que fará sentido com o hábito, sendo que podes sempre praticar em qualquer momento que queiras.

O alívio do peso interior

Em primeiro lugar devemos avaliar se temos algum tipo de pressão interior, pois ela poderá perturbar o nosso objetivo com a meditação.

Podemos regular esta pressão interior com a respiração. Inspirar profundamente e ao expirar, sopramos com força pela boca como se estivéssemos a mandar fora o peso que sentimos por dentro.

A mente vazia

Depois, podemos observar como está a nossa mente, de uma forma figurada.

Podemos imaginar que estamos a observar uma sala e que a esvaziamos. Nem sempre as pessoas são capazes de visualizar, por isso, se vires tudo “escuro” está correto. Apenas sente se nesse espaço há “vazio” ou se está tudo muito “cheio”. Assim vamos criando um recurso para trabalhar uma mente vazia.

Estar e aproveitar

O maior de todos os truques na meditação é verdadeiramente estar. É aproveitar aquele momento connosco e colocarmos a preocupação de lado. É o estarmos a fortalecer-nos no momento presente, para resolver o que vem pela frente.

Uma das âncoras que podemos usar para que a mente se ocupe é a respiração.

A prática da concentração

Para te concentrares, podes também desenvolver um exercício muito simples.

Foca-te no teu dedo ou num objeto. Relaxa os olhos, coloca esse objeto de concentração no limite entre o que está focado e o que está desfocado e, simplesmente, observa sem julgamento.

Podes ainda aproveitar para fazer a seguinte meditação para a ansiedade provocada pelos pensamentos.

Caso queiras, poderás ler mais sobre a prática da meditação e várias abordagens no livro Reiki, Meditação e Consciência.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

1 thought on “Meditação para ajudar os alunos a concentrarem-se”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.