![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/02/pregnant-woman_t20_YQXeO0.jpg)
Aplicar Reiki estando grávida
Estar grávida e aplicar Reiki a si mesma ou a outros não tem problema algum, mas há circunstâncias que poderão levar a praticante a ter atenção, principalmente se trabalhar como voluntária ou profissional.
Grávida e as recomendações ao aplicar Reiki a alguém
Reiki é a energia vita que nos rodeia e que também está em nós mesmos, segundo indicava o Mestre Usui.
Então, quanto a isto, não há qualquer problema em uma grávida aplicar o autotratamento ou partilhar Reiki com alguém, mas o processo de comunicação de energia poderá trazer alguns aspectos exigentes.
Estes aspectos sim, podem trazer algumas complicações para a praticante.
O Mestre Usui criou uma técnica chamada Byosen Reikan Ho. Esta é uma técnica que nos ajuda a compreender a irradiação em desequilíbrio que uma pessoa emana.
Uma chamada de atenção para cuidados quando se está grávida
Esta percepção, quando conjugada com uma hipersensibilidade empática pode trazer complicações.
Por exemplo, a praticante ao tratar uma pessoa com dores na barriga, também sente em si a dor (mesmo não sabendo que a pessoa tem essas dores). Ou, por exemplo, a pessoa tem dores de cabeça e a praticante também as sente.
Mais ainda, mesmo após a sessão ter terminado, a praticante continua a ter sensações da pessoa que podem perdurar um ou dois dias.
Como decidir se há-de continuar a aplicar Reiki a outros ou não
- Se fazes um trabalho como voluntária ou terapeuta e estás grávida, mas não sabes se hás-de continuar a prática ou suspender, primeiro aconselha-te com o teu Mestre de Reiki, sabendo de antemão que os cuidados médicos estão em primeiro lugar;
- Reflete sobre como lidas com o byosen da pessoa e como a tua empatia pode trazer alguma ligação desnecessária;
- O que achas na tua mente e coração que deves fazer?
- Como te sentes após a prática estando grávida?
Lembra-te Reiki é absolutamente natural, não é isso que está em causa, mas sim o sentir do desequilíbrio dos outros.
Mesmo que pares, podes continuar à vontade a realizar o teu autotratamento e a cuidar de filhos, marido, familiares, pois estás habituada à energia deles.
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/02/daytime-nature-outdoors-field-grass-flower-petal-plant-flower-head-fragility-sunlight-part-of-people_t20_QlkxQ6.jpg)
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/02/bedtime-bed-home-sleep-destress-day-drink-feeling-awake-individual-fulfillment-wellness-wellbeing_t20_G0ZOA1.jpg)
2 comentários
Mariana Peruchi
Olá!
Tenho uma dúvida. Quando a gestante é Mestre em Reiki e vai dar o curso e iniciação, será que é possível? Ou seria mais indicado não realizar os cursos enquanto isso?
Obrigada, Att, Mariana.
João Magalhães
Olá Mariana, nunca haverá problema até a Mestre de Reiki sentir que será um momento para ela tranquilamente parar.