Filosofia de Vida

Só por hoje é uma atitude de atenção plena e não exclui o futuro

Será que não pensamos no futuro por praticarmos Só por hoje?

Será que Só por hoje significa apenas o dia de hoje?

A atenção plena, passado, presente e futuro

Kyo dake wa 今日丈けは, Só por hoje… Aqui e agora.

Esta expressão que o Mestre Usui usa nos Gokai, os cinco princípios é uma advertência à atitude que todos os praticantes de Reiki devem ter – a atenção plena.

Será que uma atitude de atenção plena, de estar no aqui e agora, exclui o futuro, a sua reflexão, preparação e antecipação?

Se queres saber o teu futuro, reflete sobre o teu momento presente

Planear o futuro ou prepará-lo é um ato necessário, não só para a nossa sobrevivência, mas também para o nosso crescimento.

Quando praticamos Reiki, trabalhamos para estarmos atentos no momento presente, não agarrados a um sentimento depressivo do passado ou a uma ansiedade do futuro. Quanto mais equilibrados estamos neste momento presente, melhor o nosso dia futuro será. Porque?

Quando estamos atentos às necessidades, à realidade, deste momento, não estamos a acumular indecisões, emoções confusas, ou a procrastinar decisões. Estamos a viver conscientes.

Esta consciência traz-nos coerência, ou exercita-nos a coerência. Alivia-nos o peso de tanto acumularmos por a nossa atenção estar agarrada a uma lembrança ou a uma ansiedade.

Em coerência, conseguimos planear o nosso amanhã e vários amanhãs depois desse. Sabemos também que se houver alguma contrariedade, não faz mal, estarmos lá para lidar com ela. A nossa mente não andará a deambular pelos fardos de passado ou futuro, mas concentrar-se-à em resolver, da melhor forma possível, essa situação que será presente.

Então o que o Mestre Usui nos pedia para estaremos a viver com atenção – a Calma, a Confiança, a Gratidão, a Honestidade, a Bondade.

Queres cuidar do teu futuro? Cuida do teu presente, está atento!

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.