Reiki para Crianças – cuidar de animais é também saber cuidar bem de ti mesmo e traz valiosas lições

Cuidar de animais é muito importante também quando se é criança, não só porque pode ensinar lições valiosas para a vida, como também estimular um autocuidado que nem sempre é evidente.

Cuidar de animais e as suas valiosas lições para crianças

Desde o voluntariado em canis, veterinários, lojas de animais ou mesmo ter o seu próprio animal companheiro, o cuidar de animais ajuda a criança a desenvolver valiosas lições que a podem acompanhar ao longo da vida. Quero partilhar contigo quatro dessas lições:

  1. O expressar emoções;
  2. O desenvolvimento do afeto;
  3. O conceito de amor incondicional;
  4. O sentido de responsabilidade.

Cuidar de animais ajuda a expressar emoções

Algumas crianças não expressam as suas emoções ou pensamentos de uma forma tão aberta quanto outras.

As suas dificuldades de relacionamento ou trabalho na escola, ou mesmo em casa, podem começar a ficar guardadas num baú muito escuro dentro de si. E sabemos que mais cedo ou mais tarde, esse baú vai começar a ditar a forma de encarar a vida.

Quando a criança aprende a cuidar de animais ela descobre que tem ali um amigo que se expressa e que também escuta… mesmo que seja um peixinho dourado, ou um lagarto, ou um cão.

Ter este amigo íntimo ajuda-a a expressar-se.

Desenvolve o afeto

Assim como a expressão é tão importante, surge também o afeto. Pois a afinidade recíproca do animal com a criança gera a construção de um afeto, um laço que pode tornar-se intemporal e forte.

Reconhecer afeto é importante, pois ajuda-nos a olhar para o outro e compreender que afeto é possível. Sem dúvida que é bem mais difícil relacionarmo-nos com pessoas que com animais, mas sem esta aprendizagem de base é como aprender as lições de uma forma bem mais dura.

Ajuda a desenvolver o conceito de amor incondicional

Este cuidar de animais leva-nos mesmo a reconhecer o amor incondicional. Claro que os animais querem sentir segurança e terem comida, mas na verdade, temos observado que até mesmo em pessoas que os tratam mal eles não devolvem na mesma moeda, mas tentam mostrar o seu afeto e amor.

Esta é a grande expressão do amor incondicional e uma gigantesca lição para nós. Quem nos trata mal, muitas vezes está a sofrer e inconsciente do que está a fazer.

Cria um sentido de responsabilidade

A expressão, o afeto e o amor incondicional, faz crescer um sentido de responsabilidade. Não é só o saber que se tem que cuidar do seu amigo animal, mas também um sentido de responsabilidade para com todos os seres vivos.

SIm, é verdade, o simples cuidar de animais pode levar-nos a este discernimento tão importante. Quando valorizamos a vida, tudo tem um significado diferente.

É por isso que é tão bom começar desde cedo com este relacionamento de criança e animal. Há um crescimento pessoal muito bonito que pode acontecer.

Se quiseres procurar mais dicas para crianças e também para a família, podes ler no livro Reiki para Crianças e Pais.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.