2021 - Prática da Bondade,  Autotratamento,  Filosofia de Vida

Gratidão – cinco dias de autotratamento para a compaixão

Agradecer é tantas vezes um ato de compaixão que nos esquecemos do valor da gratidão.

Claro que de imediato pensamos em agradecer as coisas boas, o não estar doente, o ter casa, ter comida, mas a grande sabedoria da compaixão aplicada à gratidão, ajuda-nos a também agradecer as coisas que não são boas.

A gratidão no autotratamento para a compaixão

Uma mente brilhante é composta por quatro valores incessantes – a bondade, a compaixão, o contentamento e a equanimidade.

Quando desejamos aliviar o sofrimento de alguém, a gratidão pode ajudar-nos a compreender o percurso que levou àquele infortúnio e até mesmo a compreender que há coisas que estão além da nossa explicação, pelo que nos devemos desapegar de uma busca incessante para as compreender.

Este agradecimento é uma forma de nivelarmos a perspetiva da mente que procura apenas bons resultados para si, quando nem sempre realiza boas ações. Ou quando até as realiza, mas há ainda algo que precisa ser trabalhado.

Então, a gratidão é uma incrível ferramenta para a compaixão pois traz-nos a lucidez. Permite-nos ver que nem todas as vitórias têm que ser nossas e que o sofrimento também faz parte da vida, assim como também nem todas as vitórias estão na vida dos outros e que o sofrimento também faz parte das suas vidas. A gratidão, é sem dúvida, um bonito caminho para a compaixão.

A prática do autotratamento para a gratidão

Coloca a tua mão esquerda no Chakra Cardíaco e a mão direita, no Chakra Laringeo. A intenção pode ser algo como “que sinta e compreenda a gratidão em todas as coisas da minha vida”, “que sinta e compreenda a gratidão em todas as coisas no mundo que me rodeia”.

E já sabes que, se te surgirem situações exigentes, poderás também enviar Reiki à distância para elas.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.