
A paciência – cinco dias de autotratamento para a compaixão
A prática de Reiki pede-nos paciência.
Por um lado o estarmos connosco, com as nossas questões, por outro o estarmos para cuidar, de nós e dos outros. Esta paciência está relacionada com um pedido muito simples, mas profundo que o Mestre Usui nos faz.
Só por hoje, sou calmo – a paciência e o autotratamento para a compaixão
A compaixão é a ação para o alívio do sofrimento, o dos outros e o nosso. Mas esta ação não é instantânea, ela requer bondade e sabedoria. Uma e outra coisa, apenas surgem através da paciência.
Então, se queremos cultivar a compaixão, precisamos também saber cultivar a paciência.
Saber aguardar, saber esperar, reservar a energia, agir no que é correto.
Esta paciência que precisamos cultivar é expressa através do Só por hoje, que nos pede uma atenção plena no que estamos a fazer, assim como também se encontra no primeiro princípio – Sou calmo.
O Mestre Usui foi realmente uma pessoa que compreendia as nossas necessidades e a razão de cultivarmos recursos para crescermos. Então como o poderemos fazer?
Exemplo de autotratamento para a paciência
Podes praticar o exercício da paciência através da recitação tranquila e pausada dos cinco princípios. Escuta o ecoar de cada princípio em ti.
E também, para melhor compreendermos a paciência, precisamos compreender a irrequietude. Assim, recorda-te de momentos em que tenhas estado mais inquieto.
Em que parte do teu corpo essa inquietude surgiu? O que sentiste e como?
Essas sensações no corpo são os efeitos e eles precisam também ser tratados. Assim, no teu autotratamento, aplica Reiki nessas zonas e, se quiseres, recita os cinco princípios em cada uma delas, interior e profundamente. Esta prática de Recitar os cinco princípios também te ajudará a cultivar paciência, assim como tu escutares aquilo que sentes em ti.
Como precisamos estruturar para ter paciência, vamos colocar uma mão no Chakra Cardíaco e outra no Plexo Solar. Depois, vamos tratar a nossa cabeça, principalmente com o propósito de a esvaziar.
Se quiseres, envia também Reiki para as situações que te lembras em que não tiveste paciência.
Em cada momento, entrega-te, deixa-te estar… permite-te sentir e usufruir.
Este é o cultivo da paciência para a compaixão

