A paciência – cinco dias de autotratamento para a compaixão

A prática de Reiki pede-nos paciência.

Por um lado o estarmos connosco, com as nossas questões, por outro o estarmos para cuidar, de nós e dos outros. Esta paciência está relacionada com um pedido muito simples, mas profundo que o Mestre Usui nos faz.

Só por hoje, sou calmo – a paciência e o autotratamento para a compaixão

A compaixão é a ação para o alívio do sofrimento, o dos outros e o nosso. Mas esta ação não é instantânea, ela requer bondade e sabedoria. Uma e outra coisa, apenas surgem através da paciência.

Então, se queremos cultivar a compaixão, precisamos também saber cultivar a paciência.

Saber aguardar, saber esperar, reservar a energia, agir no que é correto.

Esta paciência que precisamos cultivar é expressa através do Só por hoje, que nos pede uma atenção plena no que estamos a fazer, assim como também se encontra no primeiro princípio – Sou calmo.

O Mestre Usui foi realmente uma pessoa que compreendia as nossas necessidades e a razão de cultivarmos recursos para crescermos. Então como o poderemos fazer?

Exemplo de autotratamento para a paciência

Podes praticar o exercício da paciência através da recitação tranquila e pausada dos cinco princípios. Escuta o ecoar de cada princípio em ti.

E também, para melhor compreendermos a paciência, precisamos compreender a irrequietude. Assim, recorda-te de momentos em que tenhas estado mais inquieto.

Em que parte do teu corpo essa inquietude surgiu? O que sentiste e como?

Essas sensações no corpo são os efeitos e eles precisam também ser tratados. Assim, no teu autotratamento, aplica Reiki nessas zonas e, se quiseres, recita os cinco princípios em cada uma delas, interior e profundamente. Esta prática de Recitar os cinco princípios também te ajudará a cultivar paciência, assim como tu escutares aquilo que sentes em ti.

Como precisamos estruturar para ter paciência, vamos colocar uma mão no Chakra Cardíaco e outra no Plexo Solar. Depois, vamos tratar a nossa cabeça, principalmente com o propósito de a esvaziar.

Se quiseres, envia também Reiki para as situações que te lembras em que não tiveste paciência.

Em cada momento, entrega-te, deixa-te estar… permite-te sentir e usufruir.

Este é o cultivo da paciência para a compaixão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.