Reiki para o Corpo e a Mente

55 cartas técnicas para te ajudar na prática – Reiki para o Corpo e a Mente

O Mestre Usui indicava que o seu método era para a melhoria do Corpo e da Mente, em japonês, chamava-o de Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho.

Apesar de sentirmos que Reiki é Simples, as suas técnicas, os princípios, a filosofia de vida pelos poemas do Imperador Meiji e muito mais, nem sempre fazemos uma prática que abrange todos. Então, estas cartas técnicas podem ajudar-nos a desenvolver a experiência e vivência de Reiki.

Reiki para o corpo e a mente 55 cartas técnicas

As cartas encontram-se divididas em vários grupos:

  1. Cartas Base
  2. Princípios
  3. Símbolos
  4. Técnicas
  5. Poemas do Imperador Meiji

As Cartas Base indicam os pilares ou conceitos da prática, como o kanji de Reiki, a foto do Mestre Usui, ou mesmo os tanden, que eram os centros energéticos usados naquele tempo.

Os Princípios são as cartas com cada um dos princípios, também em japonês e com um exemplo de tratamento que podes seguir.

Os Símbolos representam os quatro símbolos do Usui Reiki Ryoho.

As Técnicas expressam as 21 técnicas de Reiki que temos para praticar.

Finalmente, os Poemas do Imperador Meiji, representam 21 dos 125 para que possas aplicar no teu autotratamento ou reflexão diária.

Exemplo de como fazeres uma prática de autotratamento de 21 dias

Ao longo de 21 dias podes querer fazer o teu autotratamento, acrescentando mais práticas.

Para isso podes, por exemplo:

  1. Em cada dia podes escolher um poema para reflexão, pode ser um diferente ou pode até mesmo calhar repetido, conforme entendas melhor.
  2. Se tens o nível 2 ou 3, podes dividir os 21 dias em grupos de 3 ou 4 e escolhes para cada grupo de dias um símbolo para praticares e aplicares no autotratamento;
  3. Aplica também o mesmo conceito aos princípios, ou escolhe um princípio em particular para praticares.

Exemplo de como fazeres uma prática de sete dias

Podes também fazer uma prática interessante ao longo de sete dias (ou os que entenderes), mantendo sempre a mesma intenção, ou apenas uma intenção para todos os dias. Por exemplo:

  1. Para cada dia escolhe uma carta de cada grupo. Ao longo desse dia reflete sobre o sentido de cada carta e o sentido geral;
  2. Ou ao longo dos sete dias, usas sempre as mesmas cartas (Base, Princípios,Símbolos, Técnicas e Poemas), aprofundando a tua capacidade de reflexão e tratamento específico.

Por exemplo, na imagem abaixo tens o caracter Reiki – reflete o que Reiki significa para ti. O princípio que saiu foi “Sou bondoso“, reflete sobre este princípio e tenta aplicá-lo ao longo do teu dia.

O que o Seiheki significa no teu autotratamento e o que a Harmonia representa na tua vida?

Tens a técnica da Chuva de Reiki para praticar, como te sentes?

E o que o poema do Imperador Meiji te transmite?

Como vês, este conjunto de cartas pode ajudar-te a desenvolver muito a tua prática e no livrinho que acompanha as cartas encontrarás ainda mais dicas. Só por hoje… vale a pena praticar.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.