Reiki

Reiki não é milenar, mas Reiki existe desde sempre. A diferença entre método e energia

Muitas vezes diz-se que Reiki é milenar, mas na verdade não é e ao mesmo tempo até que é. Confuso!

Por um lado falamos de um método, por outro, de uma energia e na verdade ambas têm tempos diferentes de existência

Reiki como energia milenar e como método centenário

O Usui Reiki Ryoho, o método de tratamento pela energia vital do universo de Usui, foi apresentado na forma de escola em Tóquio, no mês de Abril do ano de 1922, por Mikao Usui, após a percepção da energia que teve, um mês antes, no Monte Kurama.

Então, o método que todos nós aprendemos é praticamente centenário.

O próprio Mestre Usui indicava que “o meu método é único” e que servia para a “melhoria do corpo e da mente“. Ou seja, muitos métodos existiam de prática energética (e até muitos alunos após aprenderem com o mestre criaram os seus próprios), no entanto, ele considerava o método único porque na verdade tinha a expressão de uma filosofia de vida e uma prática terapêutica não só para o próprio como para os outros.

Então todos praticamos um método quase centenário (à data de 2020).

E porque será que a energia Reiki é considerada milenar?

Aqui falamos de Reiki como sendo energia. É a energia vital que está presente em tudo, por isso mesmo consideramos a Energia Vital do Universo (o conjunto de quanto existe). Assim, essa mesma energia tem o tempo da vida, o tempo do universo.

Compreender a diferença entre Reiki energia e Reiki método, ajuda-nos a salvaguardar algumas interpretações que podem desviar-nos da prática. Assim como o ser humano é milenar, nós, que estamos aqui e agora, a ler, temos apenas décadas de vida.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.