
Reiki não é milenar, mas Reiki existe desde sempre. A diferença entre método e energia
Muitas vezes diz-se que Reiki é milenar, mas na verdade não é e ao mesmo tempo até que é. Confuso!
Por um lado falamos de um método, por outro, de uma energia e na verdade ambas têm tempos diferentes de existência
Reiki como energia milenar e como método centenário
O Usui Reiki Ryoho, o método de tratamento pela energia vital do universo de Usui, foi apresentado na forma de escola em Tóquio, no mês de Abril do ano de 1922, por Mikao Usui, após a percepção da energia que teve, um mês antes, no Monte Kurama.
Então, o método que todos nós aprendemos é praticamente centenário.
O próprio Mestre Usui indicava que “o meu método é único” e que servia para a “melhoria do corpo e da mente“. Ou seja, muitos métodos existiam de prática energética (e até muitos alunos após aprenderem com o mestre criaram os seus próprios), no entanto, ele considerava o método único porque na verdade tinha a expressão de uma filosofia de vida e uma prática terapêutica não só para o próprio como para os outros.

Então todos praticamos um método quase centenário (à data de 2020).
E porque será que a energia Reiki é considerada milenar?
Aqui falamos de Reiki como sendo energia. É a energia vital que está presente em tudo, por isso mesmo consideramos a Energia Vital do Universo (o conjunto de quanto existe). Assim, essa mesma energia tem o tempo da vida, o tempo do universo.
Compreender a diferença entre Reiki energia e Reiki método, ajuda-nos a salvaguardar algumas interpretações que podem desviar-nos da prática. Assim como o ser humano é milenar, nós, que estamos aqui e agora, a ler, temos apenas décadas de vida.


Um comentário
THAIS PETTERLE
Excelente explicação!