Dia Internacional dos Direitos Humanos – humanizarmo-nos com cinco princípios

Os Direitos Humanos são a constatação da igualdade entre todos nós. São uma lembrança do que devemos ter como garantido para uma vida equilibrada, assim como os deveres que devemos ter em consciência para garantir que todos usufruem da mesma igualdade.

Então falamos em direitos e deveres para sermos humanos, para connosco e para com os outros.

Os Direitos Humanos relembrados pela filosofia de vida dos cinco princípios

Ser humano não é ser perfeito, tal não existe, mas é mesmo dentro dos defeitos trabalhar para se melhorar e poder também proporcionar aos outros o melhor de si e da vida.

Na prática de Reiki aprendemos uma filosofia de vida que é transformadora. Ela traz-nos cinco pilares que são como uma bússola para a nossa vida.

Harmonia

Cultivar harmonia em nós é uma lembrança para não cairmos na raiva, na vingança. É uma chamada de atenção a estarmos presentes e conscientes, em promovermos o equilíbrio entre nós, o que sentimos e pensamos, assim como equilíbrio com os outros.

Confiança

A confiança que cultivamos é uma ponte para gerar boas afinidades. Saber relacionar com os outros tem tudo a ver com compreender a confiança e, acima de tudo, termos confiança em nós mesmos. Reiki ensina-nos também que ajudar os outros a desenvolver a sua autoconfiança é algo de extraordinário para a vida.

Gratidão

Agradecer traz-nos alívio, reconhecimento e consciência. Agradecer liga-nos e faz-nos melhores. Temos também que agradecer pelas coisas que não são boas, pois elas também nos trazem muitos ensinamentos.

Diligência

Fazer o que é correto e ser empenhado, é o que representa a diligência, assim como a honestidade que está implícita neste princípio. É também uma atitude para fazermos o que é correto e nos empenharmos nisso, para colocarmos a nossa energia nas coisas que realmente importam.

Bondade

Temos o maior de todos os tesouros – a bondade. Esta é como um grande amor compreensivo que nos leva a compreender como estamos e as nossas necessidades, assim como o outro está e o que necessita.

Ser bondoso é ser equilibrado, é estar em harmonia e distribuí-la em todos os aspectos da sua vida.

Nestes cinco pilares, nós lembramo-nos que precisamos ter uma atitude consciente na vida, é o “Só por hoje“, é o estarmos aqui para nós mesmos e para os outros. Ser humano é incrível e cada vez mais devemos crescer para nós e para os outros.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.