Filosofia de Vida

#4 – Honestidade – Cinco dias para um novo ano

O quarto princípio de Reiki fala-nos sobre Honestidade e Diligência.

A honestidade tem muito a ver com os valores que cultivamos para a nossa vida, mas também com um escutar muito próprio, uma conversa de mim para mim e um ímpeto para fazer o que é realmente importante.

2020 trouxe-nos o estar connosco e com a família, o sermos confrontados com momentos exigentes a todos os níveis. Fomos também obrigados a fazer escolhas e aqui entram, sem dúvida, a honestidade e diligência.

Os cinco princípios em cinco dias para um novo ano – a Honestidade

Como foi a forma de estares contigo mesmo ao longo de 2020? Conseguiste escutar-te? Foste o teu maior amigo? Trabalhaste para o que foi realmente importante? Cuidaste de ti?

Por vezes confundimos os termos honestidade com o deixar sair tudo pela boca fora, ou diligência, por trabalhar sem parar, mas na prática de Reiki estes conceitos são muito diferentes.

A honestidade é uma comunicação harmoniosa e empoderadora, que assenta na consciência bondosa e na aprendizagem das experiências passadas.

A diligência é um ato consciente de entendimento do que é genuinamente importante para nós e para os outros. Por vezes é importante parar e descansar e isso não tem problema algum. Pois como podemos ter o bom resultado de um bom trabalho se não tivermos uma mente serena e um corpo descansado?

2020 foi muito exigente e trouxe exaustão a muitas pessoas. Para uns pela exigência emocional, para outros pelo desgaste físico pela ausência de descanso. Não foi por quererem, mas sim pelas condições externas às quais foram submetidos.

Então, também destas situações precisamos ter uma aprendizagem, uma preparação para o futuro. Maior ainda é a responsabilidade de quem tem pessoas a seu cargo, para que elas não fiquem exaustas e possam contribuir positivamente. Nem sempre é fácil, entre o sobreviver financeiramente e o encontrar o sentido do direito à vida pessoal. Muitas reflexões devem ainda acontecer na sociedade.

Pessoalmente, que cada um possa fazer o seu melhor, sendo honesto para consigo mesmo é a primeira base para a harmonia com os outros.

Meditar em honestidade e diligência para o novo ano

  1. Senta-te confortavelmente;
  2. Coloca as mãos em gassho e recita os cinco princípios;
  3. Começa por te recordar das situações em que conseguiste ir em frente, em que encontraste força para algo;
  4. Recorda-te também do apoio que soubeste dar a ti mesmo;
  5. Sente essa energia a preencher-te;
  6. Quando quiseres, lembra-te de uma situação que não tenhas tido força ou não te tenhas apoiado;
  7. Envia essa energia boa que sentes em ti, fruto das boas experiências, para essa situação que não correu bem;
  8. Como se conseguisses ajudar-te a ultrapassar a situação;
  9. Desapega-te dela com gratidão;
  10. Quando quiseres, observa o novo ano que se aproxima;
  11. Deixa a energia fluir para este novo tempo, para que tenhas sempre força para falares contigo mesmo e força para as situações que não consegues controlar ou que podem não correr bem;
  12. Se sentires que algo possa ser perturbador, recita os cinco princípios e deixa-os fluir para essa sensação;
  13. Preenche essa energia com muito Reiki e agradece a oportunidade por teres estado atento;
  14. Quando quiseres terminar, agradece.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.