
Só por hoje, eu agora estou aqui para mim
Os cinco princípios indicados pelo Mestre Usui começam com uma constatação – Só por hoje. É o aqui e agora, a atenção plena, o estar no momento presente.
E quando estamos aqui para nós mesmos?
A prática de Reiki, a lembrança do só por hoje e de estarmos para nós mesmos
Nem sempre é fácil estarmos para nós pois muito facilmente estamos sempre voltados para as necessidades do outro. Isso é extraordinário e muito humano. É incrivelmente positivo podermos estar atentos ao outro e ao mundo, mas se nos falharmos a nós mesmos, o que pode acontecer?
Quando estamos com ansiedade, não estamos em nós. Quando cultivamos emoções depressivas, estamos a sentir falta de algo em nós. Tudo nos leva ao outro e quando nos esvaziamos queremos regressar e não conseguimos.
Está também para ti… só por hoje
Tudo precisa de um meio termo. Quando vivemos a vida em equilíbrio, tudo parece correto, dar tanto quanto estar presente para mim não é egoísmo, é cultivar abundância para dar abundância.
E como o podemos fazer pela prática de Reiki?
Coloca as tuas mãos em gassho, centra-te na respiração.
Sente o o ar que entra e o ar que sai, sente como todo o teu corpo está presente e como a tua atenção se vira para ti.
Se sentires desconforto ou ansiedade, não fiques triste, mas pensa que agora estás aqui para ti, que podes acolher incondicionalmente esse desconforto.
Aplica Reiki em ti mesmo. Sente as mãos em contacto com o corpo. Como é bom estares contigo, estares em contacto e te cuidares.
Deixa fluir a energia e, ao mesmo tempo, permite que os cinco princípios ecoem pausadamente em ti.
Quando estás aqui para ti, cultivas harmonia, confiança, expressas gratidão, és diligente no teu cuidado e, sem dúvida, incrivelmente bondoso.
Só por hoje… vale a pena praticar e estar presentes para nós e também para os outros.
Podes ler mais sobre a prática do autocuidado em Reiki é Simples, a Arte de Cuidares de Ti Mesmo.
|

