Oito atitudes corretas também para praticar Reiki

Atitudes corretas é uma forma de encontrarmos orientações para as nossas questões de vida.

Claro que não basta apenas termos uma bússola, há que aprender a usá-la e depois ser disciplinado para que esse uso fique enraizado num saber de vida.

Na filosofia oriental, ou melhor, no Budismo, encontramos oito atitudes corretas que nos podem ajudar também numa reflexão profunda sobre as nossas atitudes e vivências na prática de Reiki.

Oito Atitudes Corretas também para um praticante de Reiki

As oito atitudes corretas que vamos abordar estão divididas em grupos de três:

  1. Moral e virtude;
  2. Meditação;
  3. Discernimento e Visão.

Moral e Virtude para atitudes corretas

Podemos pensar que a moral é algo de restritivo, castrador ou acusador, mas na verdade não tem qualquer um destes aspectos, é sim a clareza e o entendimento sobre a harmonia que deve existir na vida, cuidando de nós e de todos, respeitando as diferenças.

  1. Compreensão correta: Entender e reconhecer as coisas tal e qual elas são.
  2. Pensamento correto: Construção de pensamentos positivos e abstenção de maus pensamentos.
  3. Fala correta: Dialogar harmoniosamente e sempre em verdade.

Meditação para atitudes corretas

A atitude meditativa representa a nossa capacidade de nos focarmos no que é verdadeiramente importante, assim como cultivarmos um estado harmonioso e contemplativo do que é saudável para nós.

A forma como agimos, como estamos na vida e o esforço que realizamos é importante e, por isso mesmo, são três pilares a ter em conta.

  1. Ação correta: Não destruir o que é vivo e não apropriar do que não é seu, assim como evitar e abster uma conduta sexual imprópria.
  2. Meio de vida correto: Viver em harmonia e equilíbrio, de forma construtiva e produtiva, com um trabalho que esteja também de acordo com os princípios.
  3. Esforço correto: Não manter condições que não são positivas nem saudáveis e esforçar para construir bons hábitos, positivos e saudáveis.

Discernimento e visão para atitudes corretas

Ter clareza e perspetiva sobre a vida é uma base sólida para um estar mais sereno e menos conflituoso. Assim, promover a tomada de consciência e a capacidade de concentração, ajuda-nos a receber e dar de forma mais equilibrada.

  • Consciência correta: Ter consciência do seu corpo, da forma como discursa e da sua mente, mantendo todas as atitudes sempre presentes.
  • Concentração correta: Cultivar um estado mental focado e harmonioso.

É muito interessante podermos ter estes pilares para observarmos a nossa vida, o que pensamos, sentimos e a forma como agimos porque a prática de Reiki pode estar presente em tudo o que fizermos e, sem dúvida, ajudar-nos a “guiar para uma vida mais pacífica e feliz”.

1 thought on “Oito atitudes corretas também para praticar Reiki”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.