Reiki

Chaves iniciáticas e rituais em Reiki? Não, não.

Por vezes ouve-se falar que Reiki tem coisas como chaves iniciáticas, rituais, veneração ao mestre, mas em absoluto não tem!

O Usui Reiki Ryoho e como algumas aculturações o transformam no que não é

Em Abril de 1922 o Mestre Mikao Usui abre a sua escola (dojo) em Tóquio, para ensinar o Usui Reiki Ryoho. A este método ele chamava de Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho, ou seja, o Método de Tratamento pela Energia Universal de Usui para a melhoria do Corpo e da Mente.

Como método, ou seja, forma de ensino estruturada, o Mestre Usui ensinava ao longo de níveis técnicas para autocuidado, meditação, desenvolvimento pessoal, desintoxicação, tratamento a outros e mudança de padrões de pensamento, além de uma filosofia de vida profunda, assente em cinco princípios.

Como boa tradição japonesa, o respeito ao Mestre era algo natural, como podemos ver pela inscrição do seu memorial, no templo Saihoji, onde era considerado um homem de grandes virtudes e méritos.

Naturalmente, um homem de grandes virtudes e méritos não se auto-intitula. Não se chama a si mesmo Sensei (Mestre), mas era natural outros o chamarem pelo grande respeito que tinham. Da mesma forma, a prática de Reiki não era em segredo, não tinha rituais.

Então, será que há chaves iniciáticas – não! E rituais – não!

Podemos olhar para o que é ensinado e adaptar, dar nomes que para nós fazem sentido, mas não é correto transformar o método no que não é. Reiki é para “Guiar para uma vida pacífica e feliz”, não para criar pessoas dependentes ou formatadas no seu pensamento e razão.

A grande sabedoria traz liberdade e essa traz-nos união. Esta é a mais difícil de todas as lições a aprender. Pois um Mestre não deve “prender” um aluno e um aluno deve esforçar-se por acompanhar as aulas que o podem guiar na sua “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”.

Tudo, em equilíbrio, faz sentido e… só por hoje, vale a pena praticar.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.