2020 - Esforço Correto,  Tratamentos de Reiki

A empatia no sentir do outro e como se expressa na prática de Reiki

A empatia é uma identificação que temos com o outro, com uma experiência vivida, com um ideal, com um sentimento, é também uma capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, para um melhor entendimento do que nos transmite.

Na nossa prática, é curioso notar que muitos praticantes são bastante empáticos, ao ponto de sentirem “as dores” dos outros.

A empatia na prática de Reiki

Reiki está focado, na sua forma terapêutica, no conceito da energia. Dizia o Mestre Usui, que tudo no universo possui Reiki sem exceção alguma.

Este conceito é aplicado também nas nossas comunicações e interações.

Quando um amigo nos vai ligar, podemos até pensar nele e, de repente, recebemos a sua chamada. Podemos sentir preocupação por um filho e ele desvela-nos essa mesma preocupação. É uma empatia que se manifesta entre todos nós, mas nem sempre estamos atentos a ela.

A empatia e a energia

Ao tratar alguém, também podemos estabelecer essa empatia pela energia.

Vamos imaginar que dói a barriga à pessoa e nós podemos também sentir essa dor. Então, o que fazer?

Vamos sempre lembrar-nos que se está a realizar uma comunicação, mas não verbal ou escrita. Em toda a comunicação, deve haver uma resposta.

Quando sentes a dor de barriga, é como se a energia estivesse a comunicar contigo, a indicar-te “é aqui que está mal, podes tratar?”. Mas muitas vezes ficamos mais preocupados com a nossa própria sensação de dor de barriga.

Se ficarmos apegados a esta sensação, poderemos mesmo ficar com uma dor de barriga. E não, não é por se praticar Reiki que se tem esta empatia ou se fica com a energia dos outros, é sim algo de inato em todos nós, mas que nem todos o percebemos (ou temos que perceber).

Quando sentes essa empatia energética pelo outro recorda-te da comunicação. Então, indica à energia “OK, eu irei tratar” e imagina que essa ligação se desfaz, ou mesmo limpa com a mão a tua zona onde a energia irradiou.

Esta empatia energética pode ser um pouco complicada, mas é muito natural e quando aprendes a dar resposta, rapidamente compreendes que não há problema por a sentires.

Outro exemplo é que a empatia energética pode existir numa família e quando um está mal, todos podem ficar mal. Por isso, há que tratar.

O chakra mais ligado à empatia emocional

O chakra mais evidente para esta empatia é o plexo solar. Se a tua for muito exacerbada, verifica como está o seu equilíbrio e trata o Chakra do Plexo Solar.

Como vês, a empatia é algo que até está bastante presente na prática de Reiki. Quanto mais a reconheceres e quanto melhor te conheceres, começarás até a perceber como controlar algumas emoções que são, na verdade, apenas impulsos originados pela comunicação.

Tratar os efeitos da empatia

Se vires que os efeitos da empatia, da comunicação energética perduram, então pratica as três técnicas base, o enraizamento (para escoar a energia e te centrares), o banho seco (para limpares a energia) e a chuva de Reiki (para limpar a aura).

Observa também se a zona onde ficaste mal não será o teu ponto fraco ou se não terás até algum tipo de desequilíbrio lá que foi estimulado pela comunicação. Se assim for, insiste no teu autotratamento ou recebe Reiki de outra pessoa.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.