Reiki

Reiki para o recém-nascido e para a família

O bebé nasceu e agora?

Mil e uma coisas novas a fazer, o voltar a um corpo que está diferente após nove meses, um novo membro na família que requer toda a atenção e as incertezas de se ser capaz de cuidar.

Este momento pós-parto é um tempo de celebração, mas que muitas vezes fica encoberto pela angústia e surgimento de emoções que podem levar a sentimentos depressivos. Como pode Reiki ajudar?

A prática de Reiki para o pós-parto, tratar do bebé e da família

O cuidado do bebé

A adaptação a este mundo fora da proteção da barriga da mãe traz muitas exigências e choro pelo meio.

Podes sempre aplicar Reiki a um recém-nascido, pois como o Mestre Usui indica “Tudo no universo possui Reiki sem excepção alguma” e também o pequenito o tem e recebe a energia se dela necessitar.

Podes ter o bebé ao colo ou mesmo quando ele está deitado, não te preocupes e aplica Reiki. Nestes primeiros tempos, poderá requisitar mais nos pés, bacia e abdómen. Também não te preocupes com o tempo, aplica Reiki o tempo que sentires e que consigas.

Os bebés são também muito sensíveis à energia. Por exemplo, locais com muita gente, com muita atividade, podem ser esgotantes. Se os pais estiverem com stress, o bebé também irá reagir a isso.

O cuidado da mãe

O Chakra raiz vai precisar de muita atenção, pois não só fisicamente existem muitas alterações, como também emocionalmente. A mãe precisa sentir-se segura, presente e com força para cada momento, percebendo que pode confiar em si em cada momento.

Experimenta cantar a música dos cinco princípios, temos tido vários relatos que acalma não só a mãe como também o bebé. Os princípios indicam-nos que há coisas que são mais importantes e que não existe tal coisa como perfeição ou tudo controlado. Aproveitar o momento e nunca esquecer de também cuidar de nós mesmos é vital.

O autotratamento regular ou receber Reiki também pode ajudar a equilibrar as noites mal dormidas e alguma ansiedade diária. No caso de autotratamento, insiste também no Chakra Cardíaco e Plexo Solar ao mesmo tempo. Não penses demasiado e fala sempre contigo mesma, não te deixes embrenhar em pensamentos ou emoções.

O cuidado do pai

A prática de Reiki pode também auxiliar o pai, as noites mal dormidas, a preocupação e os afazeres diários, podem aumentar o desconforto, stress e mesmo irritabilidade.

Receber Reiki é muito aconselhável, assim como a prática dos cinco princípios e, principalmente, lembrar o estar no momento presente que irá auxiliar a resolver cada questão com harmonia e confiança.

Um bebé é um novo momento na família e também a energia da família precisa adaptar-se, já não é só um para o outro, mas sim todos para todos e esta é uma lição que muitas vezes não é bem compreendida. A energia de cada indivíduo influencia o total da família e o sentido de equilíbrio vem da harmonia que todos são capazes de criar.

Por isso mesmo devemos cada vez mais escutar e praticar os cinco princípios… só por hoje, um dia de cada vez.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.