Não faz mal sentires tristeza
A tristeza é uma emoção que todos conhecemos algures na nossa vida. Ter momentos de tristeza não nos faz mal, é natural, assim como expressá-la e não a devemos camuflar com uma máscara de “felicidade”.
A tristeza, o caminho para a felicidade e a prática de Reiki
Quando expressamos tristeza estamos a ser coerentes. Temos pensamentos tristes, emoções de tristeza e uma memória triste. Exprimir, chorar, falar sobre, não faz mal, é bom e todos o devemos fazer.
Quando camuflamos a tristeza, ou porque “um homem não chora”, ou porque “não posso estar triste”, começamos a juntar camadas superficiais de outras emoções… mas há um ruído de fundo, uma base que se torna sólida – a tristeza passou de emoção a sentimento.
Quando praticamos Reiki e nos sentimos tristes, por vezes queremos agarrar-nos aos princípios para mudarmos de registo, mas quando colocamos as mãos no corpo, surgem lágrimas nos olhos e tudo parece desabar. A torrente de memórias, pensamento e emoções jorra de dentro de nós, daquele lugar fechado onde guardamos a tristeza. E o que devemos fazer?
Chorar, deixar sair.
Quando trazemos para nós algo de bom, como Reiki, a energia vital que nos rodeia e também está em nós, ela pode-nos ocupar na totalidade, mas encontra espaços ocupados por energia que não é condincente com a nossa natureza e potencial. Então, Reiki traz ao de cima o que é para tratar. Assim, abre o baú das nossas emoções, areja e esvazia, para que possamos ter uma visão correta de como somos e do verdadeiro tesouro de felicidade que está dentro de nós.
Sentir tristeza não faz mal, precisamos acolher-nos também nesse momento. Quando sentires tristeza, acolhe-te. Reconhece o que se passa e permite-te exprimir. Depois sim, podes firmar-se nos cinco princípios e transformares a tua forma de pensar e agir, evitando os padrões que te possam gerar tristeza.
Quando esta é a perda de alguém, então faz mesmo parte da nossa vida e é algo que dura um pouco mais de tempo. Saudades sempre sentiremos, apenas aprendemos a viver com elas. Precisamos também deixar espaço para que outras coisas nasçam na nossa vida, este é o processo natural da nossa existência.
Esta é a Arte Secreta de Convidar a Felicidade.
Só por hoje… permite-te sentir, expressar, conviver e ultrapassar com paz a tua tristeza.