Dia Mundial da Saúde Mental – Pode Reiki auxiliar?

A saúde mental sempre foi o grande foco de desequilíbrio, mas nem sempre valorizado o suficiente para ser tratado. Achar que a nossa saúde mental não está boa e devemos procurar um profissional, é muitas vezes visto como um estigma, uma fraqueza, ou que é um disparate tratar coisas da cabeça.

Nestes tempos exigentes de pandemia, em pleno 2020, começamos a ver que a saúde mental é cada vez mais importante para a nossa resiliência e bem-estar geral e que muitas abordagens podem e devem ser usadas para não cairmos no precipício, que em alguns casos se torna fatal.

Como pode Reiki auxilia na saúde mental

O Usui Reiki Ryoho é um método profundo e completo fundamentado numa filosofia de vida e numa prática terapêutica. Em 1922 o Mestre Usui explicava o motivo da criação deste método:

Também nos nossos dias e talvez ainda mais, precisamos nos reencontrar, reconstruir-nos interior e exteriormente. Estamos ansiosos pelo futuro e melancólicos em relação ao passado, em tudo isto, perdemos de vista o momento presente e tanta coisa passa por nós, sem estarmos atentos.

Quando praticamos Reiki temos um objetivo muito concreto – a melhoria do corpo e da mente… mas como o faremos?

É através da prática, vivência e compreensão dos cinco princípios que começamos a entender as causas de muitas das nossas questões e a mudar os padrões que realmente nos trazem prejuízo para a vida.

E são estes princípios que nos auxiliam a compreender, praticar e alcançar a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade“. Na verdade, o que esta frase quer dizer é que precisamos trabalhar interiormente, aprimorarmo-nos interiormente, para convidar a felicidade. E é verdade. Será que encontramos a felicidade lá fora, ou será que dentro de nós?

Dez dicas para a prática de Reiki na saúde mental

Então de que forma a prática de Reiki nos pode ajudar a ter uma melhor saúde mental?

  1. Só por hoje

    Aprende a estar no momento presente perante as situações que surgem. Se tiveres ansiedade pelo que ainda não aconteceu ou te apegares a uma experiência negativa do passado, podes perder uma brilhante oportunidade deste momento.

  2. Sou calmo

    Cultiva harmonia na tua vida. Compreende como não podemos controlar tudo e que somente com uma base de harmonia na vida conseguimos lidar com o dia-a-dia. Lembra-te de não levar o sofrimento aos outros.

  3. Confio

    Acredita em ti mesmo, vale a pena. Se fores a ver, sempre foste capaz de resolver as questões, de uma forma ou de outra. Por isso, acredita sempre em ti, és capaz!

  4. Sou grato

    Aprende com as lições da vida e tem gratidão por elas existirem. Ajudam-te a seres melhor.

  5. Trabalho honestamente

    Sê diligente nas coisas importantes na vida, não as deixes ficar para traz, mas também não te esqueças que isso deve ser feito em harmonia, confiança, gratidão e serenidade.

  6. Sou bondoso

    Gosta de ti, da mesma forma como gostas dos outros. Dar a ti mesmo é permitir que consigas dar melhor aos outros.

  7. Medita

    Reserva algum tempo para esvaziares a mente e equalizares as emoções. Faz meditação, usa técnicas como Gassho Kokyu Ho ou Joshin Kokyu Ho.

  8. Muda o pensamento

    Se notas que tens um pensamento repetitivo que não é muito positivo, porque não experimentares aplicares a técnica de “Alcançar o pensamento positivo”, o Nentatsu.

  9. Cria um futuro em serenidade

    Observa o teu percurso na vida e se há alguma ansiedade, porque não enviares Reiki para a situação. A energia não resolve a situação por si, mas o facto de te estares a predispor a trabalhares com bondade, já é um enorme ponto de partida.

  10. Cuida de ti e dos outros

    Faz o teu autotratamento, continua a cuidar de ti e se não fores capaz, pede ajuda. Nos teus momentos de equilíbrio, ajuda também os outros, fazemos parte de um todo e não somos seres isolados, precisamos uns dos outros.

Reiki é algo de incrivelmente extraordinário e que nos pode trazer um bom auxílio à nossa saúde mental. Não invalida o trabalho de psicólogos e médicos, muito pelo contrário, integra-se e complementa. Reiki para a saúde mental? Sem dúvida que sim! Cuida de ti e cuida dos outros.

Podes ler em Reiki é Simples, várias dicas práticas para te auxiliar na tua saúde mental, de forma complementar e integrativa.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.